Menu
sábado, 25 de maio de 2019
Educação

Cientista norte-americana ministra workshop em São Carlos para mulheres cientistas

15 Mar 2019 - 08h27Por Redação
Cientista norte-americana ministra workshop em São Carlos para mulheres cientistas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Instituto de Física de São Carlos (USP) organizou no dia 14 do corrente mês o “Workshop para mulheres cientistas”, coordenado pela Profª Laura Green, cientista-chefe do National High Magnetic Field Laboratory e professora de física na Universidade Estadual da Flórida (EUA)

“A Arte da negociação” foi o primeiro tema abordado, tendo como a constatação de que negociações ocorrem todos os dias no laboratório científico e no local de trabalho e, muitas vezes, envolvem questões que são fundamentais para o sucesso da pesquisa e para o avanço na carreira. Laura Green deu tópicos importantes sobre os fundamentos da negociação e que sãorelevantes para uma variedade de contatos individuais e coletivos.Os tópicos incluiram a importância da negociação para avançar nos objetivos de pesquisa e carreira, identificação de negociações, incluindo pacotes de inicialização, espaço, autoria, suprimentos, etc., elementos necessários para uma negociação bem-sucedida, a importância de desenvolver alternativas para um acordo, técnicas para lidar com pessoas e temas difíceis, a importância de ouvir e apreciar diferentes pontos de vista e a identificação de metas de negociação de curto e longo prazo.

“Habilidades de Liderança e Networking para as mulheres” foi o tema seguinte, onde Laura Green enfatizou o fato de as mulheres cientistas assumirem papéis de liderança todos os dias, na sala de aula, em seu departamento ou instituição, e em suas organizações profissionais. Este workshop foi projetado para dar aos participantes os conceitos básicos de liderança, descrever algumas pesquisas sobre qualidades de liderança que levam ao sucesso e fracasso, fornecer técnicas e estratégias para o avanço na carreira em funções de liderança e auxiliar no desenvolvimento e manutenção de fortes redes de liderança. Os tópicos também incluiram estilos de comunicação eficazes para as mulheres, projetando confiança e credibilidade através da voz, imagem e linguagem corporal.

As áreas de interesse da Profª Laura Green concentram-se nas áreas da física de matéria condensada experimental, com foco em materiais quânticos, incluindo matéria topológica e supercondutores de alta temperatura. A palestrante atua no Conselho de Diretores da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) e é vice-presidente da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP). Defensora da diversidade, ela trabalha com equipes que promovem o sucesso de jovens cientistas, especialmente nos países em desenvolvimento. Desempenha funções de consultoria de liderança para o DOE, NSF e a Academia Nacional de Engenharia e Medicina da Ciência (NASEM); recentemente assumiu funções como co-presidente do NASEM Decadal Survey for Materials Research. Greene é membro do NASEM e membro da Academia Americana de Artes e Ciências, do Instituto de Física (UK), da AAAS e da APS. Os reconhecimentos incluem uma bolsa Guggenheim, o Prêmio Lawrence de Pesquisa de Materiais, o Prêmio Maria Goeppert-Mayer. Ela é coautora de mais de 200 publicações e apresentou mais de 550 palestras convidadas. (Rui Sintra)

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias