sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Ciência às 19 horas realiza nova edição na próxima terça-feira

25 Set 2017 - 04h42Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Na próxima terça-feira, 26, às 19h, no auditório do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) "Professor Sérgio Mascarenhas", será realizada nova edição do programa Ciência às 19 horas, com a palestra "A supercondutividade e as propriedades emergentes: porque o todo não é apenas a soma de suas partes", que será ministrada pelo docente e pesquisador do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (Unicamp), Eduardo Miranda.

Na palestra, Miranda responderá a questões comuns a muitos pesquisadores, como "É possível entender uma propriedade emergente, sabendo-se apenas como dois átomos interagem entre si?", "Como partir do microscópico e chegar ao macroscópico?", "Como entidades simples, como átomos, podem se juntar e dar origem a fenômenos tão intrigantes e complexos?".

Além de responder a essas questões, o docente também espera trazer uma ideia do raciocínio que os físicos utilizam para entender a complexidade da natureza a partir das leis simples que regem as interações entre átomos, elétrons, núcleos e moléculas, utilizando como guia o fenômeno da superfluidez e da supercondutividade.

A palestra é gratuita, não havendo necessidade de inscrição prévia, e será também transmitida ao vivo pela IPTV USP. Aqueles que desejarem certificado de participação poderão solicitá-lo no momento da palestra.

Para mais informações sobre o programa Ciência às 19 horas, acesse www.ciencia19h.ifsc.usp.br

Leia Também

Últimas Notícias