quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Ciclo de palestras mostra o rico acervo de pegadas fósseis da região de São Carlos

28 Abr 2015 - 20h00
0 - 0 -

Pensar em dinossauros circulando pelos locais por onde passamos diariamente parece cena de filmes de ficção científica. Mas a verdade é que há cerca de 140 milhões de anos, eram eles que habitavam a região de São Carlos. Esses seres que já fizeram parte do cotidiano de nossa região em um passado distante serão o tema desta quinta-feira, dia 30, no Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social.

Na palestra "Patrimônio Científico de São Carlos: o rico acervo de pegadas fósseis e sua importância mundial", o professor do Departamento de Biologia Evolutiva da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Marcelo Adorna Fernandes vai mostrar a variada coleção de pegadas deixadas pela fauna de dinossauros e mamíferos nas areias petrificadas do maior deserto da história do Planeta, do qual a região de São Carlos fazia parte. Hoje, essas pegadas são encontradas nas pedreiras de arenito e são usadas até como calçamento de ruas.

A palestra será realizada a partir das 19h30, no Museu da Ciência Mário Tolentino, que também oferece aos visitantes a possibilidade de observar uma coleção de fósseis e pegadas de dinossauros em seu acervo. A entrada é gratuita e não há necessidade de fazer inscrição. Mais informações pelo telefone (16) 3307 6903 ou pelo e-mail cienciaeriquezasocial@gmail.com.

Sobre o Ciclo de Palestras

Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Serviço

O quê: Ciclo de Palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com Marcelo Adorna Fernandes

Quando: 30 de abril, quinta-feira, às 19h30

Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos), em São Carlos (SP)

Quanto: entrada gratuita

Leia Também

Últimas Notícias