quinta, 28 de março de 2024
Cidade

CFC Liberdade entrega certificados de conscientização sobre uso da seta

19 Mai 2015 - 10h07
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Centro de Formação de Condutores (CFC) Liberdade entregou aos seus alunos os primeiros certificados do curso de conscientização do uso da seta, que é fundamental para a segurança no trânsito, pois sempre que houver a necessidade de realizar aretirada do carro do curso em que ele já está, é necessário acioná-las e informar aos outros motoristas sua intenção de mudar de curso.

Na oportunidade, os alunos participaram de um curso, com o diretor de ensino da auto escola, Rogério Cardoso, onde foram exibidos vídeos com situações do cotidiano e educativos, e em seguida receberam a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O idealizador do curso, Devanir Pereira de Oliveira, destaca que a sinalização de luzes no veículo é a maneira que os condutores têm de se comunicar com os demais motoristas e pedestres ao seu redor e, através delas, saber quem vai mudar de faixa na via, avisar aos pedestres a intenção sobre o sentido que será tomado, se o motorista vai frear ou mesmo se o carro está com algum problema. "Os motoristas precisam ter consciência da importância da utilização correta da seta nas mudanças de faixa, conversões e ultrapassagens. A utilização incorreta ou a não utilização quando necessário é motivo suficiente para causar acidentes", contou.

Todos os alunos do CFC Liberdade irão passar por esse treinamento no final do curso, assim quando forem receber a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "Os alunos participarão desse curso de aproximadamente 30 minutos e poderão trazer com eles mais uma pessoa, que possua habilitação, para participar. No caso, serão os padrinhos deles, e receberão a CNH e também um certificado que participou sobre o curso do uso correta da seta", explicou Oliveira.

Com essa comunicação é possível prever as ações e evitar freadas bruscas, pequenos e grandes acidentes. "O objetivo é a melhoria no trânsito, pois um dos motivos que mais causa acidentes é o uso incorreto e o não uso da seta. Também temos que lembrar que o trânsito é um espaço público de uso coletivo e de responsabilidade de todos. Por isso, as leis devem ser obedecidas a fim de evitar acidentes e mortes, além de contribuir para a fluidez no trânsito", ressaltou Oliveira.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) institui, no artigo 196 como infração grave, com penalidade de cinco pontos na carteira de motorista e multa de R$ 127,69 o motorista que deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora a direção do veículo. "É indispensável que cada condutor sempre use as setas para que o motorista ao lado, de trás e o pedestre possa saber o que o motorista pretende fazer. E mesmo que não haja nenhum carro por perto, ainda assim é imprescindível seu uso. Somente com cuidado e atenção o motorista consciente pode contribuir com a redução do número de acidentes no trânsito", destacou Oliveira.

A auto escola fica na Rua Sete de Setembro, 2365, Centro, e na Avenida Vicente Laurito, 114, Cidade Aracy I.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3366 1478 e 3419 2558.

Fonte: CFC Liberdade

Leia Também

Últimas Notícias