domingo, 19 de maio de 2024
Saúde pública

Cepof-IFSC/USP São Carlos e UFSCar realizam avaliação de pacientes com Alzheimer

Parceria convida voluntários para participarem de um estudo de saúde composta por coleta de sangue

14 Mai 2024 - 08h35Por Assessoria de Imprensa
Essa avaliação é considerada importante para que se possam identificar os sintomas precoces - Crédito: DivulgaçãoEssa avaliação é considerada importante para que se possam identificar os sintomas precoces - Crédito: Divulgação

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotânica (Cepof e o Laboratório de Biologia do Envelhecimento (Laben), localizado no Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizam uma avaliação de saúde para pessoas que possuem o diagnóstico ou suspeita de doença de Alzheimer.

Nesse sentido, essa parceria está convidando pacientes voluntários para participarem de uma avaliação de saúde composta por coleta de sangue para avaliação bioquímica e avaliação cognitiva e funcional, para avaliar o impacto da doença na vida cotidiana dos pacientes.

Esses exames serão realizados por profissionais especializados na área da saúde, que irão realizar a coleta em casa dos pacientes, garantindo a sua segurança e bem-estar durante todo o processo, sendo que essa avaliação de saúde será realizada no (Laben).

Essa avaliação é considerada importante para que se possam identificar os sintomas precoces, sendo que a participação dos pacientes contribuirá para o avanço das pesquisas sobre a doença de Alzheimer, que atinge principalmente pessoas idosas e causa perda progressiva da memória, além de dificuldades na realização de atividades diárias.

Uma das principais linhas de pesquisa do Laben é o estudo de biomarcadores para a doença de Alzheimer, onde os pesquisadores tentam buscar a validação de novos biomarcadores sanguíneos para o diagnóstico precoce e preciso da doença, os quais possuem reduzido custo e método de obtenção menos invasivo, se comparado aos procedimentos atualmente empregados.

Os interessados em participar nesta avaliação de saúde poderão entrar em contato como Laben através do telefone (16) 99183-2461, ou através do email laben.alzheimer@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias