sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Centro de Educação na Atenção ao Usuário de Drogas disponibiliza livros online

02 Nov 2017 - 13h59Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

O Centro Regional de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da Região de Sorocaba, coordenado por docentes do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), disponibilizou para acesso online e gratuito três livros produzidos ao longo da trajetória do Centro (cuja sigla é CRR-UFSCar-Sorocaba). O Centro foi criado no contexto do "Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas", lançado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas em 2010. Desde a sua criação, já realizou, entre outros projetos, vários cursos de aperfeiçoamento profissional organizados a partir de um referencial teórico e propostas metodológicas que buscam enfatizar a questão dos Direitos Humanos dos usuários de drogas, com mais de 850 concluintes, das diversas áreas que atuam na atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas.

 

O primeiro livro disponível - intitulado "Usuários de drogas: da invisibilidade ao acolhimento" -  foi lançado em 2013 e relata justamente o processo de implantação do Centro, seus referenciais teóricos e abordagem prática, a construção da rede de parceiros e as primeiras pesquisas realizadas. Os organizadores da obra são Marcos Roberto Vieira Garcia, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) da UFSCar e Coordenador Geral do CRR, e Yoko Oshima Franco, docente da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Outra obra é "Aprimorando a rede de atenção aos usuários de drogas em um contexto local", que, como indica o título, relata diferentes etapas de um projeto desenvolvido na região de Sorocaba, incluindo o mapeamento da rede, seu aperfeiçoamento e a avaliação da intervenção realizada. O livro é de 2015, organizado por Garcia; por Simone Peixoto Conejo, psicóloga atuante no Campus Lagoa do Sino da UFSCar; e Valéria Cristina Antunes Lisboa, psicóloga que atua como tutora no CRR.

O terceiro livro, lançado em 2017, é "Drogas e Direitos Humanos - Caminhos e Cuidados", que reúne pesquisas e reflexões sobre as experiências de formação realizadas pela equipe do CRR. A obra foi organizada por Garcia, Conejo e por Teresa Mary Pires de Castro Melo, também docente do DCHE-So. "O título do livro remete à ideia de que o cuidado depende do caminho escolhido. Nós temos dois grandes paradigmas no que diz respeito à atenção ao usuário de drogas: o da 'guerra às drogas', que quer acabar com elas a qualquer custo e entende que isso é possível, e aquele mais progressista, de redução de danos, respeito ao usuário, humanização do atendimento. O trabalho no CRR está inscrito neste segundo paradigma, e o livro busca justamente contribuir para a concretização de soluções mais efetivas, que combatam o senso comum e a ideia de que existem soluções fáceis", explica Garcia.

Todas as obras estão disponíveis no site do CRR-UFSCar-Sorocaba, em www.crr.ufscar.br. O contato com o Centro também pode ser feito pelo e-mail crr@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias