sábado, 20 de abril de 2024
Fim de ano

Caravana São Carlos Mais Solidária faz ação no CDHU

19 Dez 2018 - 07h10Por Redação
Caravana São Carlos Mais Solidária faz ação no CDHU - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Moradores do CDHU tiveram um dia especial de serviços oferecidos praticamente na porta de casa. Nesta terça-feira, o bairro recebeu a 1ª Caravana São Carlos Mais Solidária, uma ação do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com secretarias e instituições. Durante todo o dia, no recinto da Exposhow, foram oferecidos serviços na área da saúde, cidadania, emprego e renda.

“A Caravana São Carlos Mais Solidária foi criada para levar ao cidadão os mais variados serviços. Sabemos que parte dessas famílias tem dificuldade em buscarem a assistência. Nossa proposta é a aproximação, trazer para bem perto delas as mais variadas possibilidades de atendimento, seja para a disponibilização de um exame de mamografia, para uma orientação sobre endividamento ou mesmo para adquirir uma peça de roupa”, contou Lucinha Garcia Ferreira, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social levou para a Exposhow vários serviços da assistência. “A Caravana foi importante por levar os serviços públicos para mais próximo da população. Passamos o dia fazendo atualização do CAD-Único, dados do LOAS e do benefício BPC-LOAS. Também tivemos a presença da equipe do Centro POP para trabalhar a questão de população em situação de rua e do CRAS Pacaembu divulgando as inúmeras possibilidade na área da assistência”, contou Glaziela Solfa Marques.

Outro participante da Caravana foi o Procon-São Carlos. “Nós temos muitas demandas de consumidores que não conseguem chegar ao Procon por falta de locomoção. São pessoas mais carentes que ficam sem acesso aos seus direitos. O dia foi bastante produtivo. Orientamos muitos consumidores endividados que não conheciam o nosso programa de auxílio aos superendividados. Percebemos que algumas pessoas ficaram acanhadas, mas acredito que tornando a ação efetiva e realizando-a com frequência, vamos auxiliar essas populações mais isoladas e beneficiar toda a comunidade”, afirmou Juliana Cortes, diretora do Procon-São Carlos.

Parceiro do Fundo Social de Solidariedade em vários eventos, a Acisc também esteve na Caravana. "A Prefeitura Municipal e o Fundo Social estão de parabéns pela ação. A Acisc é sempre parceira e no evento de hoje, levamos a nossa Unidade Móvel para prestar atendimento e orientação sobre renegociação de dívidas no comércio, e também para fazer o cadastro dos consumidores na promoção de Natal da Acisc", José Fernando Domingues, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos.

SÃO CARLOS MAIS SOLIDÁRIA

O projeto foi desenvolvido com o intuito de construir uma São Carlos mais solidária envolvendo todos atores da sociedade: público, privado e social. A proposta é trabalhar o ser solidário de cada um e apresentar os resultados em ações para a comunidade, principalmente a mais carente.

A primeira atividade foi a Campanha de Natal em parceria com a Acisc e Sistema Clube. Até o dia 24 de dezembro, o Fundo Social estará recebendo doações de brinquedos, caixas de bombons e roupas íntimas que serão doadas as instituições cadastradas no Fundo Social.

Leia Também

Últimas Notícias