sábado, 24 de fevereiro de 2024
Cidade

Canal Futura grava programa sobre projeto de escola municipal

13 Ago 2010 - 09h53Por Redação São Carlos Agora

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) “José Marrara”, no bairro Jardim Bandeirantes, foi escolhido para fazer parte de um dos programas da série “Nota 10, a Cor da Cultura”, do Canal Futura. Na quarta-feira (11), uma equipe do canal esteve na escola para acompanhar as ações educativas sobre a cultura afro-brasileira.

Em 2008, o CEMEI ganhou o prêmio “Educar para a Igualdade Racial”, da ONG CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade) por desenvolver ações educativas que preconizem o fim do racismo e promovam a igualdade étnico-racial.
A equipe, incluindo o apresentador da série, Mouhamed Harfouch, acompanhou algumas atividades realizadas com os estudantes, como a elaboração de um cuzcuz de tapioca – receita de origem africana, contação de história com a boneca afro “Lelê”, danças africanas, entre outros, e entrevistou profissionais da escola.

“O trabalho da escola nos interessou porque os professores trabalham os conceitos da cultura afro-brasileira em uma faixa etária de alunos bem singular, de quatro meses a três anos”, disse a produtora do Canal Futura, Monique Nóbrega.

A diretora do CEMEI “José Marrara”, Elaine Cavicchioli, lembrou que a ação é realizada há três anos com o envolvimento da direção, professores e pais. “É importante que a formação de cidadãos sem preconceitos inicie já nos primeiros anos de vida e isso é construído através de vivências”. A previsão é que o programa seja exibido em outubro.

Canal Futura – Cada programa da série “Nota 10” tem como fio condutor um tema específico da educação, o qual é explorado sob variados pontos de vista. As reportagens enfocam experiências educacionais bem sucedidas, demonstrando passo a passo como ocorrem e em que condições, oferecendo a professores conteúdos teóricos e experiências educacionais que dinamizam a prática de ensino.

A escola de São Carlos será apresentada como um exemplo da inserção do ensino da cultura afro-brasileira nas salas de aula.

Leia Também

Últimas Notícias