sábado, 20 de abril de 2024
Cidade

Campanha “Fique Sabendo” vai oferecer testes para HIV

24 Nov 2017 - 19h22
Campanha “Fique Sabendo” vai oferecer testes para HIV -

Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a Prefeitura de São Carlos com coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas "Enf.ª Ana Cláudia Lucato Cianflone", com apoio do Governo do Estado de São Paulo, UFSCar, USP, Unicep, Hospital Universitário (HU) e do CAASO vai promover de 27 de novembro até 2 de dezembro a Campanha "Fique Sabendo". O objetivo é ampliar o acesso da população ao teste de HIV, além de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a diminuição da transmissão.

A Campanha atende também o que determina a Lei Federal 13.504/2017 de novembro deste ano, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (Dezembro Vermelho), com foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids.

As ações do Dezembro Vermelho serão realizadas em todo o país em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfretamento da Aids e outras ISTs.

Em junho de 2016, durante reunião da Assembleia Geral da ONU sobre o fim da Aids, o Brasil reiterou o compromisso com a aceleração da resposta para acabar com a epidemia da doença até 2030. O Brasil apoia plenamente o objetivo do UNAIDS de atingir os 90-90-90 em 2020. As metas de tratamento 90-90-90 preveem que, até 2020, 90% das pessoas estimadas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; 90% delas estejam em tratamento antirretroviral; e 90% deste grupo tenha carga viral indetectável.

 

Confira a programação de realização dos testes rápidos de HIV:

 

Dia 27/11 - 8h - CAPS-AD (pacientes) e às 19h na Unicep (alunos);

Dia 28/11 - 8h e 13h - Comunidade USP no Espaço Primavera (alunos); às 19h na ETEC Paula Souza (alunos);

29/11 - 9h e 13h - Testes rápidos serão ofertados para a Comunidade USP (alunos) e Auditórios BCO.

No dia 30 de novembro e no dia 2 de dezembro, a partir das 8h, os testes serão ofertados gratuitamente para a população em geral no Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), localizado na rua 7 de setembro, n.º 2267, região central da cidade.

A Programação prevê, ainda, uma palestra de orientação técnica científica no dia 1º de dezembro, às 13h, no auditório do Paço Municipal, localizado na rua Episcopal, nº 1.575, no centro.

A maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é melhor forma de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis-ISTs e AIDS. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados, durante o lançamento da campanha de prevenção às ISTs e Aids realizada em 2013, a pesquisa entrevistou 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.

 

Leia Também

Últimas Notícias