domingo, 21 de abril de 2024
Cidade

Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 5 de Junho

22 Mai 2015 - 22h00
0 - 0 -

Por orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a Vigilância Epidemiológica, prorrogou até o dia 5 de junho a Campanha de Vacinação contra a Gripe em São Carlos para os grupos prioritários. A vacina é destinada a idosos (pessoas com 60 anos ou mais), trabalhadores da área da saúde, indígenas, crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas.

A vacina contra a gripe não é indicada somente para pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, além do público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica atualizada dos medicamentos de uso contínuo no ato da vacinação. É importante também apresentar a carteira de vacinação.

Desde o início da campanha, 21.422 pessoas receberam a dose da vacina na cidade, representando uma cobertura vacinal de 43,44%. Conforme último levantamento da Vigilância Epidemiológica foram imunizados 14.588 idosos e 4.570 crianças. Outras 2.264 pessoas vacinadas fazem parte dos demais grupos.

Segundo Márcia Pallone, chefe da Vigilância Epidemiológica, a cobertura com relação aos idosos está dentro do esperado, porém com relação às crianças está baixa. “Faço um alerta para que os pais de crianças na faixa etária entre 6 meses e 5 anos levem seus filhos nas próximas semanas em uma das nossas unidades de saúde.O objetivo da campanha é reduzir o número de internações causadas pelo vírus. A vacina usada na campanha é segura e bem tolerada. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção”.

Todas as unidades básicas e de saúde da família (UBS e USF) continuarão aplicando a vacinas das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Leia Também

Últimas Notícias