sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Campanha de Combate à Dengue pretende mobilizar população são-carlense

02 Fev 2017 - 05h46Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

"Quem luta contra a dengue ajuda salvar toda a cidade". Esse é o tema da nova campanha institucional da Prefeitura de São Carlos para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus da zika. A campanha foi lançada na manhã desta terça-feira, dia 1º de fevereiro, pelas secretarias de Saúde e de Comunicação.

O objetivo é a mobilização social para a prevenção, já que a prevenção é a principal ação para diminuir os focos do Aedes aegypti. "O ponto fraco do mosquito é a prevenção. Precisamos que cada um faça a sua parte, que a família se una e uma vez por semana faça uma vistoria dentro e fora da casa. Qualquer local pode juntar água limpa e parada e virar um foco: calhas, piscina, caixas d'água, latas, garrafas. E acabar com esses focos tem que partir de cada um", afirmou Mateus Aquino, secretário de Comunicação.

Para o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Colenci, a dengue é uma doença que veio para ficar, mas a prevenção é fundamental. "80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Essa campanha é muito voltada para que a sociedade tenha a responsabilidade pessoal e comunitária de cuidar de seus quintais. Só com a população unida com a Prefeitura que nos vamos conseguir vencer os efeitos da dengue".

A campanha também inova com um material mais lúdico, para atingir, principalmente, os mais jovens. "Eles são os super-heróis, são os multiplicadores. Levam a informação para dentro de casa e cobram os pais", destacou o secretário de Comunicação.

A partir do próximo final de semana, a campanha estará no ar. Será exibida em TVs, rádios, jornais impressos, portais de internet, mídias sociais, revista, outdoor, distribuições de folhetos, telefonia móvel e fixa.  

Além da campanha, o trabalho da Secretaria de Saúde continua. São ações de rotinas nos bairros, bloqueios de criadouros com orientação de doentes, eliminação dos criadouros e orientação dos moradores com sintomas, visita aos sábados em casas fechadas, além do mutirão que deve acontecer nas próximas semanas.  São Carlos tem hoje, cinco casos de dengue confirmados.

Leia Também

Últimas Notícias