quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Campanha de coleta de pilhas e baterias do Sincomercio São Carlos ganha novos pontos de recolhimento

26 Set 2017 - 15h49Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Dentro do sistema de Logística Reversa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que faz a destinação adequada de pilhas e baterias pós-consumo, o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio) foi o primeiro a requisitar a retirada do material coletado, que somou cerca de 200kg, no final do mês agosto, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica - ABINEE.

A campanha começou no Sincomercio São Carlos, no dia 23 de julho de 2017, e foi estendida para as cidades da base territorial do sindicato: Ibaté, Brotas e Tambaú, que também já estão realizando a coleta das pilhas e baterias.

Segundo o presidente do Sincomercio, Paulo Gullo, em breve deverá ser requisitada uma nova retirada, já que a participação dos comerciantes e empresas está intensa e os pontos de coleta estão aumentando gradativamente. "A Logística Reversa é uma obrigação para os estabelecimentos de todo o País que comercializam pilhas e baterias portáteis, de acordo com a Resolução Conama 401/2008. O comerciante de pilhas e baterias (ponto de entrega primário) pode descartar quantidades de até 10 kg nos pontos secundários (Sincomercio). A partir daí a empresa especializada faz a retirada desses produtos e promove a destinação final ambientalmente adequada", explicou.

Foi o fez o empresário do comércio, Walter José Barros Júnior, que está participando com pontos de coleta em suas duas lojas em São Carlos, na Galeria Barros (Avenida São Carlos, 1207) e na Casa São Jorge (Rua Episcopal, 1149). Segundo ele, a proposta é oferecer ao cliente o descarte correto desses materiais para proteger o Meio Ambiente. "Na Galeria Barros nós vendemos pilhas e baterias, principalmente para os brinquedos que temos na loja e agora nosso cliente já sabe que pode descartar essas pilhas e baterias pós consumo ali mesmo. Já na Casa São Jorge não vendemos esses produtos, mas mesmo assim a loja é um ponto de coleta, já que está localizada em uma região de muito fluxo onde as pessoas podem passar e deixar suas pilhas e baterias usadas".

A Imobiliária Cardinali também aderiu à campanha do Sincomercio São Carlos. Com o selo ISO 9001 de qualidade, a empresa já vem atuando em sustentabilidade, inclusive com a construção de sua nova sede, à avenida Trabalhador São-Carlense, 2001,  pensada a partir dessas questões.

George Luiz Vieira, assessor de informática, explicou que o prédio foi projetado para ser sustentável. "Já reutilizamos água da chuva e usamos lâmpadas de led, mas estávamos buscando um novo projeto nesse sentido. Foi a partir da iniciativa do Sincomercio São Carlos e pela credibilidade que a instituição tem, que decidimos implantar na empresa a coleta de pilhas e baterias. Temos cerca de 15 aparelhos de ar condicionado e cada um com suas pilhas. Internamente já temos uma quantidade grande de pilhas pós consumo que agora irão para o local correto, além da contribuição de nossos colaboradores e clientes que poderão também fazer seu descarte aqui". Recipientes pequenos, estrategicamente localizados, foram distribuídos pela imobiliária para facilitar a identificação e o acesso no momento do descarte.

O sistema, o qual o Sincomercio São Carlos está participando, atende a dois termos de compromisso assinados em 21 de dezembro de 2016,  entre Fecomercio SP, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SMA, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Cetesb e a Associação Brasileira da Indústria de Elétrica e Eletrônica - Abinee.

Para participar, os comerciantes, tanto os que vendem quanto os que não vendem pilhas e baterias, mas querem ajudar o meio ambiente, devem procurar o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos, localizado na Rua Riachuelo, nº 130. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Telefone 16 3374-1397.

Leia Também

Últimas Notícias