terça, 23 de abril de 2024
Cidade

Câmara declara luto oficial pela morte de Núbia Amaral, mãe do vereador Marquinho

12 Jun 2015 - 16h20
Marquinho Amaral com sua mãe,dona Núbia: Câmara homenageia trajetória exemplar como mãe, benemérita e educadora. - Marquinho Amaral com sua mãe,dona Núbia: Câmara homenageia trajetória exemplar como mãe, benemérita e educadora. -

O presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (PMDB), baixou portaria declarando luto oficial de três dias no Legislativo como homenagem póstuma à professora aposentada Núbia Fiorentino do Amaral, mãe do vereador Marquinho Amaral (PSDB), ex-presidente e atual 1º.Vice Presidente da Câmara. Viúva do ex-Diretor Geral da Câmara por 44 anos, Francisco Xavier Amaral Filho, e mãe do falecido ex-presidente Samuel Amaral, Núbia faleceu em São Carlos nesta sexta-feira (12) aos 88 anos.

Filha de Francisco Fiorentino e  Adelina Mercadante Fiorentino - ele fundador dos extintos jornais A Cidade e A Tarde e conhecido como "Chico da Tarde" -, Núbia nasceu no dia 9 de março de 1927. De família tradicional - seu pai fundara dois jornais (A Cidade e A Tarde) ao lado do avô, Antonio Fiorentino – Núbia formou-se pela antiga Escola Normal e lecionou em escolas da cidade e da região, dedicando-se também a ações de benemerência.

Do casamento com Francisco Xavier Amaral Filho (Xavierzinho), teve seis filhos - Samuel Tadeu (falecido), Silvia Helena, Francisco Xavier Amaral Neto, Silmara Helena, Sérgio Luís Amaral (falecido) e Marco Antonio, dez netos (Thiago, Felipe,Marina, Victor, Hugo Tadeu, Bruno, Daniel, Miguel, Ana Luisa e Gabriela) e um bisneto (Luis Felipe).

Núbia fez parte da União Cívica Feminina e recebeu daquela entidade o título de Mãe do Ano em 1991,ocasião em que foi alvo de homenagens em sessão solene da Câmara Municipal.

Na portaria oficial, o presidente da Câmara afirma que dona Núbia “deixa um legado de amor, dedicação e espírito humanitário e seu passamento causa profunda consternação e pesar na sociedade são-carlense”.

Velado no Velório Municipal, o corpo será sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo às 17h30.

Leia Também

Últimas Notícias