sábado, 25 de maio de 2024
Cidade

Biblioteca Volkswagen da fábrica de motores de São Carlos comemora dois anos com evento aberto à comunidade

28 Jul 2015 - 15h46
Acompanhados dos professores, alunos conheceram o acervo de 2.500 livros da Biblioteca Volkswagen - Acompanhados dos professores, alunos conheceram o acervo de 2.500 livros da Biblioteca Volkswagen -

A Biblioteca Volkswagen, instalada na fábrica de motores de São Carlos da Volkswagen do Brasil, completa neste mês dois anos de funcionamento. Para celebrar a data, a fábrica abriu suas portas à comunidade e recebeu hoje (27/7) quarenta alunos da Casa da Criança, entidade não-governamental que atende crianças e adolescentes de São Carlos em situação de risco ou carentes, por meio da realização de projetos educacionais, culturais e de saúde, desenvolvidos com os alunos nos horários alternados ao período escolar.

Os alunos conheceram o acervo da biblioteca, com destaque para a literatura infanto-juvenil, e  participaram de uma roda de leitura, realizada pelos educadores da própria instituição. Além disso, fizeram uma visita às áreas produtivas da unidade, onde puderam conhecer as etapas de fabricação dos motores Volkswagen.

 

Com a proposta de incentivar a leitura entre os colaboradores da fábrica, seus familiares e a comunidade, os títulos mais retirados pelos leitores estão os da literatura norte-americana, como “A Culpa é das Estrelas” e “Diários de uma Paixão”, seguidos de livros técnicos e de literatura infanto-juvenil.

O acervo oferece 2.500 títulos entre livros técnicos e industriais, destinados a profissionais e jovens em formação profissional como estagiários e aprendizes do Senai, além de uma grande variedade de títulos da literatura nacional e internacional, que incluem desde os clássicos de Machado de Assis até os mais recentes best-sellers, como o "O Caçador de Pipas", e títulos infanto-juvenis, como "Harry Potter". Também estão disponíveis livros de negócios, de administração e idiomas.

 

Cada colaborador pode retirar três títulos por vez, sendo um deles infanto-juvenil, para ser levado para filhos e demais familiares, com a proposta de introduzir o hábito da leitura com as crianças e adolescentes. Além dos empréstimos, são realizadas atividades periódicas com os filhos dos colaboradores  que também frequentam a biblioteca.

“Com a biblioteca temos contribuído para despertar o interesse dos nossos colaboradores e seus familiares pela leitura. Além disso, a biblioteca tem sido um espaço de interação entre os colaboradores e para seus familiares, que visitam a biblioteca em eventos abertos à família”, disse Fernando Rodrigues, gerente de Recursos Humanos da unidade.

Bibliotecas Volkswagen

Além de São Carlos, as unidades da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR) também contam com a Biblioteca Volkswagen.

O acervo das quatro bibliotecas juntas reúne 14.795 mil livros, que geraram mais de 41.316 mil empréstimos em cinco anos de atividades. A biblioteca da fábrica de São Bernardo do Campo foi inaugurada em 2009 e conta mais de 3.400 mil sócios cadastrados e já ultrapassa 6.700 exemplares no acervo.

Inaugurada em 2012, a da unidade de Taubaté possui  2748 livros. Já a biblioteca da fábrica de São José dos Pinhais foi inaugurada em 2010, com acervo de 2779 exemplares. Periodicamente, são realizadas campanhas e concursos culturais para premiar os leitores mais assíduos e também atrair novos sócios.

Leia Também

Últimas Notícias