Menu
sexta, 25 de setembro de 2020
Espaço 24 horas

Biblioteca do IFSC inova cada vez mais em prol de seus usuários

04 Ago 2018 - 13h35Por Redação
Biblioteca do IFSC inova cada vez mais em prol de seus usuários - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Biblioteca do IFSC se reinventa atendendo demanda de seus usuários, disponibilizando parte de sua área já existente em sala de estudo 24hs.

Em 2012, a equipe da Biblioteca elaborou um projeto para a Criação de um Espaço Interativo com previsão de espaços para mais salas de estudo em grupo, salas multiusos com equipamentos de vídeo conferência, lousa Interativa eletrônica e projetor multimídia e sala para criação de áudio visual, com workstations para produção de material áudio visual e equipamentos de filmagens.  Devido à situação econômica da Universidade, apesar do projeto ter tido seu mérito aprovado pela PRG-USP, ainda não foi implementado.

Segundo Ana Mara Marques da Cunha Prado, Chefe Técnico do Serviço de Biblioteca e Informação do IFSC/USP, em 2017 com o apoio da Diretoria, conseguiu-se disponibilizar uma sala de estudo 24hs com capacidade para 14 pessoas, adaptando uma área interna da Biblioteca e o resultado foi muito satisfatório, o que levou a equipe da Biblioteca do IFSC/USP, como sempre, buscar alternativas para atender ainda mais as necessidades dos usuários. Em conjunto com o Presidente da Comissão do SBI - Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. surgiu a ideia do espaço 24hs, utilizando uma área aproximada de  560m2 da própria Biblioteca.

“Com a nova gestão da Diretoria do IFSC em 2018, assumindo o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato foi a oportunidade que precisávamos para implementação do projeto, pois uma de suas propostas durante a campanha foi: “eu quero a biblioteca mais disponível”. O projeto foi então apresentado à Pró-Reitoria de Graduação da USP, que concedeu recursos para a sua implementação.  Com este recurso foram feitas todas as adaptações necessárias para a criação do espaço 24hs, propiciando assim maior conforto para estudo e pesquisa durante o horário em que a Biblioteca fica fechada. Os serviços e produtos oferecidos pela Biblioteca continuam, tendo a qualidade já reconhecida, pois o importante é estarmos mais próximos dos nossos usuários oferecendo um atendimento especializado para auxiliá-los no desenvolvimento de seus   estudos e pesquisas”, salienta Ana Mara.

O mobiliário existente foi aproveitado e alguns novos adquiridos para melhor adequação do espaço de leitura, tornando-o agradável e aconchegante. Foram feitos investimentos em segurança, com instalação de novas câmeras de monitoramento (com acesso as imagens através dos monitores da portaria), módulo de acesso para a identificação dos usuários que só será ativado após o horário de expediente da Biblioteca e também um contador de pessoas para fins estatísticos de uso. Tudo isso para garantir maior segurança para os usuários do espaço 24hs.

Normas de utilização foram definidas com o objetivo de assegurar o uso adequado do espaço 24hs. (Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias