quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Biblioteca Comunitária da UFSCar promove evento sobre os caminhos da produção científica

01 Out 2017 - 04h11Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

Entre os dias 2 e 5 de outubro, a Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza o evento "Conversando sobre a Produção Científica na UFSCar" (Conproduci), que objetiva apresentar as etapas do desenvolvimento de trabalhos acadêmicos - como reconhecimento de fontes de informações confiáveis, elaboração de estratégias de busca, normalização, utilização de gestores de referências, dentre outros temas relacionados à elaboração de pesquisas.

O encontro começa às 14 horas do dia 2 de outubro com a palestra "Critérios de confiabilidade da informação", ministrada por Eliane Colepícolo, Diretora da BCo. No mesmo dia, às 16 horas, a professora Ariadne Chloe Furnival, do Departamento da Ciência da Informação (DCI) da UFSCar, fala sobre "Lógica aplicada à recuperação da informação: exemplos práticos dos operadores booleanos".

Já na terça-feira, 3 de outubro, o evento aborda a aplicação do Estilo Vancouver na produção científica. A atividade será conduzida pela bibliotecária Maria Irani Coito, da Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Araraquara), a partir das 9 horas. Às 14h30, haverá oficinas de gestores de referência - Mendeley, com a bibliotecária Angela Ferraz, da Unesp, campus de Rio Claro; e Zotero, com Renan Carvalho Ramos, bibliotecário também da Unesp em Rio Claro.

No dia 4 de outubro, a programação continua com a oficina sobre Endnote, às 9 horas, com Flávia Helena Cassin, bibliotecária da Seção de Tratamento da Informação do Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Em seguida, às 14 horas, Suely de Brito, da empresa Content Mind, fala sobre Open Researcher and Contributor ID (Orcid). O Conproduci termina no dia 5 de outubro, com palestra às 9 horas sobre a Agência de Inovação (AIn) da UFSCar - ministrada por Patricia Villar Martins, coordenadora do Setor de Proteção à Propriedade Intelectual da AIn, e Nayara de Cassia Gaban, colaboradora do Setor -, seguida da conferência "Indicadores de Produção Científica", conduzida por Roniberto Amaral, Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar.

O encontro, que tem como público-alvo a comunidade acadêmica, é gratuito, aberto a todos os interessados e acontece no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar; e nas salas 141, 142 e sala de reuniões da Secretaria de Informática (SIn), área Norte do Campus. As inscrições devem ser feitas via preenchimento de formulário online, disponível no Portal da BCo (http://bit.ly/2xuLucf), onde também constam mais informações sobre o evento. Dúvidas podem ser esclarecidas com o Departamento de Referência (DeRef) da BCo pelo e-mail capacitacao.bco@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias