quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos amplia horário para doadores

22 Jun 2015 - 17h34
Banco de Sangue abre em horário especial dentro da campanha Junho Vermelho que busca regular estoques dos hemocentros paulistas - Banco de Sangue abre em horário especial dentro da campanha Junho Vermelho que busca regular estoques dos hemocentros paulistas -

O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos amplia horário para doadores na próxima quarta-feira, 24, o período das 14h30 às 19h30. O propósito é ampliar o número de doadores para regular o volume bolsas sanguíneas destinadas a pacientes internados na instituição e atender a outros hospitais da cidade e região.

A proposta de ampliar nesse dia o horário tradicional, que é das 7h30 às 12h, vem ao encontro do movimento estadual chamado Junho Vermelho, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo na perspectiva de regular o estoque de bolsas sanguíneas nos hemocentros paulistas. Dados da instituição estadual indica que no período do frio há uma queda no número de doadores que varia de 10 a 30%.

Levantamento da Santa Casa aponta que quando comparado o primeiro trimestre de 2015 com abril, maio e junho (até o dia 20) ocorreu uma diminuição de 22% no número de bolsas coletadas. Em contrapartida, registrou-se um aumento de 12% no número de transfusões sanguíneas.

Facilidade - O doador conta com estacionamento Parak gratuito, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672 (na frente da Santa Casa). O doador poderá estacionar durante o período da doação, basta que levem o comprovante do estacionamento a recepção do Banco de Sangue, o qual será carimbado e certificando a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento.

Triagem - Há requisitos básicos para doação de sangue. Na triagem de doadores, o Banco de Sangue obedece a normas nacionais e internacionais, como as do Ministério da Saúde, Associação Americana e Conselho Europeu de Bancos de Sangue. O alto rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção ao receptor e ao doador.

Os requisitos básicos e alguns dos principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue serão informados durante a triagem clínica feita pela equipe do Banco de Sangue, quando também serão consideradas quem está apto a doar sangue no momento.

Leia Também

Últimas Notícias