sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Aulão de Defesa Pessoal para Mulheres acontece neste sábado, na UFSCar

Iniciativa faz parte das ações do ‘Tusca Social’ que em 2017 vem pregando maciçamente o ‘respeito aos participantes do torneio’ .

05 Out 2017 - 10h07
Aulão de Defesa Pessoal para Mulheres acontece neste sábado, na UFSCar -

Com o intuito de manter o respeito aos participantes da Taça Universitária de São Carlos - TUSCA e, neste caso, destacadamente o respeito e a preventiva da defesa das mulheres, a Atlética da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove na área sul de seu campus [gramado do Palquinho] neste sábado, 07 de outubro, um 'aulão de defesa pessoal' destinado exclusivamente ao público feminino.

A atividade tem início a partir das 13h e podem participar toda e qualquer mulher interessada em ter acesso aos princípios básicos da defesa pessoal. Para isso basta preencher a ficha de inscrição que será disponibilizada na página da Atlética da UFSCar no Facebook (via link do evento: https://goo.gl/VgMm9m).

As orientações serão ministradas por Ingrid Bernardelli, atleta do Karatê e Milena Maria Pinto, adepta do Jiu Jitsu. Além dos golpes e instruções básicas, a iniciativa prevê a abertura da discussão e a troca de experiência entre as participantes, dos tipos de violência sofridos por mulheres -  a princípio o público feminino universitário mas, dependendo do perfil das participantes, o tema será discutido num contexto geral.

CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO - nesta edição da TUSCA, de uma maneira mais incisiva, a organização tem propagado uma postura de conscientização. Com o slogan "#NãoSejaUmBabaca", os meios oficiais de comunicação do torneio têm compartilhado publicações que pregam atitudes como a responsabilidade no trânsito e o respeito aos participantes do evento.

Em uma de suas publicações, o apelo 'Respeito é bom, todo mundo gosta, é bem-vindo em todo lugar e na TUSCA não é diferente', o objetivo é proporcionar a melhor experiência para todos. "Independentemente de sua orientação sexual, cor ou religião. Ninguém sabe a dor que o outro passou, ninguém sabe as lutas que o outro lutou. Ame mais julgue menos!", dita a campanha.

Uma outra imagem disponibilizada na Fanpage oficial do torneio, a combinação de bebida e direção é retratada por um personagem caído na sarjeta, acompanhado do texto "Quando você bebe e dirige, o álcool sempre toma a direção. Que tal curtir a Tusca 2017 | Out of Space sem colocar sua vida e a dos outros em risco?".  Nesse sentido, a organização contratou vans que sairão a todo tempo tanto para os jogos quanto para as festas com saídas/retornos da Arquitetura da USP e Rodoviária Municipal.

Já em tom de crítica ao machismo, uma terceira publicação questiona o leitor/participante sobre o real significado da palavra "não", levando-se em consideração uma situação de flerte: "Não significa: a) Sim b) Insistir c) Não". Neste caso, a opção "não" está destacada das demais. "Lembre-se: Não é Não", reforça o texto.

 

Leia Também

Últimas Notícias