quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Aula Inaugural do IAU-USP será nesta quarta (18)

18 Mar 2015 - 09h23

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP de São Carlos realiza nesta quarta-feira (18/3), às 15 horas, a Aula Inaugural do seu curso de Arquitetura e Urbanismo, que em 2015 está completando 30 anos. Intitulada “Plano Diretor em Questão”, ela será ministrada pelo arquiteto e professor Flávio José Magalhães Villaça, no Anfiteatro Jorge Caron, junto ao edifício da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), no campus 1.

 Flávio Villaça possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP São Paulo (1953); mestrado em City Planning pela Georgia Institute of Technology (1958); doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP São Paulo (1979); e pós-doutorado pelo Lawrence Berkeley National Laboratory (1985).

O arquiteto também foi professor de Planejamento Urbano nos cursos de graduação e pós-graduação da FAU-USP. Orientador de doutorado, Villaça ministra palestras, participa de congressos, bancas e júris. Pesquisador incansável, é autor de vários artigos e livros fundamentais sobre planejamento urbano e planos diretores, destacando-se: “O que todo cidadão precisa saber sobre habitação” (1986), “Espaço intra-urbano” (2001) e “As ilusões do Plano Diretor” (2005).

Sobre o tema da Aula Inaugural do IAU-USP – “Plano Diretor em Questão”, Villaça entende que o planejamento urbano no Brasil, representado pelo Plano Diretor, está a exigir uma revisão radical, ou seja, pela raiz. Segundo ele, todos os seus pressupostos precisam ser questionados; todos, sem exceção. E é a partir desse questionamento, que o professor destaca, por exemplo, em “As Ilusões do Plano Diretor” que é fundamental que o conteúdo do Plano Diretor e seus métodos sejam redefinidos de baixo para cima. “Os problemas e suas prioridades devem ser definidos pela maioria e esta deve recusar qualquer constrangimento por ‘não entender de planejamento urbano’. Especialista ou expert é aquele a quem o problema diz respeito! Os técnicos têm que ser postos a serviço dessa maioria e da solução dos problemas que elas pautarem”, escreve Villaça em sua obra de 2005.

Leia Também

Últimas Notícias