quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Audiência na Câmara discutiu Mapa de Vulnerabilidade, Perigos e Riscos do município

26 Fev 2015 - 10h57
0 - 0 -

A Câmara de São Carlos realizou, na Sala das Sessões do Edifício Euclides da Cunha, na tarde desta quarta-feira (25), uma audiência pública para debater o “Mapa de Vulnerabilidades, Perigos e Riscos do município”. Proposto pelo presidente da Casa, vereador Lucão Fernandes (PMDB), o encontro teve a apresentação do diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero e a participação do diretor do departamento de Trânsito de São Carlos, Mateus e a participação do secretário de Transporte e Trânsito, Celso Higashi; do diretor do Departamento de Trânsito, Mateus Araújo e Silva; do comandante da Guarda Municipal, Marcos Marques Ribeiro; além de vereadores, representantes da Polícia Militar, dos Bombeiros e da população em geral.

A formulação de um Mapa para a implantação de obras e serviços, segundo Caballero, tem importância fundamental na redução do impacto dos desastres. Da mesma forma, é fundamental a criação de mecanismos de controle e fiscalização para evitar a edificação em áreas suscetíveis a ocorrências de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas e processos geológicos ou hídricos relacionados aos desastres.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, atualmente a entidade conta com oito funcionários de carreira e suas viaturas têm mais de 10 anos de uso. “Contávamos com outros seis cargos de confiança, que foram extintos por determinação do Ministério Público. A gente entende a situação financeira em que se encontra São Carlos e estamos buscando recursos para melhorar nossa estrutura”, comentou.

O presidente do Legislativo, Lucão Fernandes, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade e afirmou que a Câmara estará ao lado da entidade para que a São Carlos não ceda aos interesses imobiliários e cresça de forma planejada. “Desde já, a Câmara alerta que se posicionará contrariamente caso o Executivo encaminhe projetos imobiliários nas regiões de risco da cidade”. Lucão também solicitou que o diretor da Defesa civil encaminhe uma proposta aos vereadores para, por meio da soma de emendas parlamentares, se possa viabilizar a aquisição de um novo veículo para a entidade.

Outro vereador presente, Walcinyr Bragatto (PV), parabenizou a organização e o planejamento da Defesa Civil. “A Defesa Civil trouxe um teme extremamente importante para a cidade. Como vereador, pela primeira vez vi uma entidade que teve o cuidado de passar previamente e com tempo hábil o material a ser apresentado. Isso possibilita que nós vereadores possamos estudar e contribuir de forma mais positiva para o debate”.

Leia Também

Últimas Notícias