terça, 16 de abril de 2024
Cidade

Atenção: não haverá Campanha de Vacinação de animais neste sábado

16 Set 2010 - 17h37Por Redação São Carlos Agora

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tinha programado para os dias 18 e 25 deste mês a realização da campanha de vacinação contra a raiva, que visa imunizar 32 mil animais em 42 postos de vacinação que serão montados em diversos bairros da cidade.

São Carlos recebeu 40 mil doses da vacina que estão armazenadas na Vigilância Epidemiológica, entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde decidiu suspender, em todo o Estado, a campanha de vacinação contra a raiva porque cães e gatos tiveram fortes reações após serem imunizados.

No Estado, dos 122 mil animais vacinados, 567 tiveram reação à vacina. Em 38% dos casos essas reações foram consideradas graves, 4 gatos e 2 cachorros morreram. Os animais que mais sofreram foram os de pequeno porte como os gatos e cães com menos de 6 quilos.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos informa que continua aguardando novas orientações, tanto do Ministério da Saúde como da Secretaria Estadual de Saúde sobre novas decisões da vacinação contra a raiva no estado de São Paulo.

“Para maior segurança dos animais e menor preocupação dos proprietários, a vacinação contra a raiva não será feita neste sábado na cidade até que tenhamos segurança de que o imunizante não ofereça risco de morte aos animais”, frisou Guilherme Marrara coordenador da Divisão de Zoonoses de São Carlos.

Leia Também

Últimas Notícias