sexta, 29 de março de 2024
Na UFSCar

Áreas naturais protegidas são temas de debates em São Carlos

28 Ago 2018 - 08h26Por Redação
Áreas naturais protegidas são temas de debates em São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a V Jornada de Gestão e Análise Ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que será realizada de 2 a 4 de outubro, pelo curso de graduação em Gestão e Análise Ambiental e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCam), com o apoio do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), da Universidade.

Com o tema "Áreas Naturais Protegidas", a proposta do evento é ser um espaço para discussões técnicas, científicas e culturais sobre o assunto e também sobre outras questões ambientais, integrando os membros interessados dos setores público e privado e dando a oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação de debater as diferentes temáticas que envolvem as áreas naturais protegidas com profissionais experientes.

O professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCam) Victor Satoru Saito, coordenador da V Jornada de Gestão e Análise Ambiental, explica que, desde a Revolução Industrial no meio do século XVII, a sociedade vem aumentando de forma acelerada a utilização dos recursos naturais no Planeta. "Os impactos das nossas ações ameaçam o funcionamento de ecossistemas, bem como a biodiversidade acumulada há milhares de anos, culminando em reflexos imprevisíveis para as gerações futuras. Frente a tais ameaças, emergem as estratégias baseadas em áreas naturais protegidas, que têm como intuito a conservação da natureza, seus serviços ecossistêmicos e valores culturais associados, de forma duradoura, por meios legais ou outros meios efetivos", afirma ele.

Nesse contexto, Saito aponta que o Brasil mantém uma posição de elevado destaque, sendo o país com mais terras protegidas do mundo: são 2,47 milhões de quilômetros quadrados. "Apesar desse número, ainda enfrentamos enormes desafios para monitorar, analisar e gerir essas áreas. Devido a tais desafios e considerando o patamar alcançado pelo País no contexto das áreas naturais protegidas, surge em bom momento a seleção desse tema como norteador da V Jornada de Gestão e Análise Ambiental da UFSCar", defende o coordenador do evento.

A programação da Jornada, que acontece no Campus São Carlos da Universidade, inclui palestras com profissionais, professores, pesquisadores e representantes do setor privado. Também estão previstas quatro mesas-redondas com temas voltados para a criação, manejo e restauro de áreas naturais protegidas, além de uma sessão de pôster e três sessões de comunicações orais.

O prazo para submissão de trabalhos já foi encerrado, mas as inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia do início do evento (2 de outubro). As vagas são limitadas para 300 participantes, sendo que 250 vagas já foram preenchidas. Mais informações estão disponíveis no site da Jornada (jornadagaa.faiufscar.com) e na página do evento no Facebook (www.facebook.com/jornadagaa).

Leia Também

Últimas Notícias