quinta, 28 de março de 2024
Cidade

APCD São Carlos entrega título de Odontólogo do Ano

30 Out 2017 - 12h51Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

No último sábado, 28, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas - APCD São Carlos e a Câmara Municipal realizaram uma sessão solene em cumprimento a Lei Municipal 13.112, de 2003 que oficializou o Odontólogo do Ano.

Estavam presentes o presidente da Câmara, vereador Júlio Cesar Pereira de Souza, que presidiu a sessão solene, Nivea Célia Bonadio representando a Uniodonto, o eng. civil Silvio Coelho representando a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (Aeasc) e o secretário de Trabalho Emprego e Renda, Walcynir Bragato, representando o prefeito municipal Airton Garcia (PSB).

Na designação do dicionário o que popularmente todos conhecem como dentista e que formalmente é o odontólogo é o profissional cuja ocupação é trabalhar para o bem estar da saúde bucal.

E o Odontólogo do Ano é o profissional escolhido pelos seus colegas como aquele que se destacou em sua área de atuação. É por tanto um exemplo, um guia. Uma referência reconhecida por aqueles que exercem a mesma profissão que ele.

Em 2017, esta homenagem foi feita ao odonto-pediatra Jarbas do Carmo Ferreira Toloi que formou-se cirurgião dentista em 1959 pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara.

"Para todos nós da APCD é uma noite especial, pois o Dr. Jarbas, além de tudo que fez pela própria associação é um exemplo já que está até hoje administrando seu consultório levando o que há de melhor para seus pacientes.", disse Orestes Teixeira do Prado Neto, presidente da APCD São Carlos.

Jarbas Toloi presidiu a APCD São Carlos no biênio 1971-1972 e foi um dos primeiros associados da instituição. E ele também foi lembrado na sessão solene por ter sido jogador de futebol atuando pela Ferroviária, Internacional de Limeira e equipes de Araraquara (ADA) e São Carlos (futebol de salão da ABASC).

Em 1972, em sociedade com colegas inaugurou o COE - Centro Odontológico Especializado. 

Em seu discurso fez vários agradecimentos emocionados e como cidadão participativo lembrou a todos que, como estavam na Câmara Municipal também era momento de reivindicações e fez solicitações sobre questões relativas às ruas, calçadas e à saúde de São Carlos ao secretário de Trabalho Emprego e Renda, Walcynir Bragato, que estava representando o Prefeito Municipal.

"Eu fico muito satisfeito com essa homenagem porque é uma maneira de reconhecer hoje o que nós fizemos 30, 40, 50 anos atrás, não é?", disse Jarbas do Carmo Ferreira Toloi.

Leia Também

Últimas Notícias