quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Apae realiza em São Carlos, a Semana Nacional do Trânsito

19 Set 2017 - 14h02
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Orientar, educar, prevenir. A Associação de Pais e Amigos dos Expecionais (Apae) de São Carlos realiza de 18 a 22 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito, destinado aos alunos da entidade e também para uma turma da Cemei Julien Fauvel, que irá participar de uma atividade na sexta-feira, 22.

Os idealizadores da semana foram o professor de Educação Física Altair Fernando Pereira, o fonoaudiólogo Cassiano Antunes, a coordenadora pedagógica Kassiana Keppe Barcelli, com o apoio da gerente administrativa Maria Cristina Duarte Schiabel, que não poupou esforços para que o evento seja realizado com sucesso.

As atividades destinadas aos alunos iniciaram na tarde de segunda-feira, como os ciclistas especializados em mountain bike Fábio Cruz e Elias Ferrão. Na quarta-feira teremos palestra com Rose Moreno, responsável pelo grupo de ciclistas Rose Pedal. As palestras versam sobre trânsito seguro para ciclistas.

Além das palestras a programação é vasta e conta com vídeos, jogos, brincadeiras, teatro, contação de histórias e uma mini cidade onde são trabalhados os sinais e placas de trânsito, travessia segura e assuntos correlatos ao tema sobre a semana nacional de trânsito.

"A Semana sobre Segurança no Trânsito aqui na Apae surgiu a partir do envolvimento com a Arteris (uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados)", disse Kassiana Barcelli.

Ela disse, em entrevista ao São Carlos Agora que a concessionária convidou a Apae de São Carlos para participar do Projeto Escola Arteris, que contou com uma capacitação pedagógica da qual participaram o professor Altair Pereira e o fonoaudiólogo Cassiano Antunes, que foram multiplicadores do projeto na instituição.

"Participamos então de dois concursos de desenho promovidos por eles. Um sobre o meio ambiente e outro sobre o trânsito que foi aberto pela primeira vez para as Apaes. Também tivemos uma palestra e uma simulação de socorro com o pessoal da Centrovias e Polícia Rodoviária e a partir disso surgiu a ideia de fazermos um evento interno para trabalharmos com o material doado pela Arteris (jogos, revistas, bonecos, dedoches entre outros)", finalizou Kassiana.

Leia Também

Últimas Notícias