sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Agentes de trânsito fiscalizam ônibus do transporte escolar rural

03 Fev 2012 - 22h04

A Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de São Carlos realizou nesta semana a vistoria semestral dos ônibus da empresa que faz o transporte escolar rural dos alunos da cidade.

Os agentes de trânsito verificaram entre outros itens de segurança a condição dos pneus, molas, amortecedores, freio, suspensão, transmissão, cintos de segurança, extintor de incêndio, abertura das janelas, saídas de emergência e condição dos bancos.

Além da vistoria monitores e motoristas também fazem capacitação antes do início das aulas, que na Rede Municipal de Ensino está programada para o dia 13 de fevereiro.

Para o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, a vistoria é importante porque garante o cronograma de manutenção dos veículos. "Isso gera maior segurança aos pais e alunos e principalmente aos passageiros que utilizam este tipo de transporte", explica.

Em 2011 a Prefeitura transportou mais de 1.800 alunos que foram buscados na área rural em regiões que somam cerca de 1.400 quilômetros de estrada de terra percorridos diariamente em três turnos por 50 ônibus.

Cadastro para utilizar o transporte - A Prefeitura de São Carlos está realizando também o cadastramento dos alunos que vão utilizar o Transporte Escolar Rural em 2012. Para a emissão da carteirinha que dá direito a utilização do serviço os pais de alunos devem procurar o Departamento de Transporte da Prefeitura, localizado na rua Conde do Pinhal, nº. 2.029, no centro, munidos de cópia do RG ou certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência e declaração de matrícula atualizada da escola, além de 2 fotos 3x4 (que pode ser feita gratuitamente no local do cadastro).

Dados - Segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, em 2011, 2.587 alunos realizaram cadastro para o transporte escolar, sendo 1.758 de escolas estaduais, 391 de escolas municipais, 20 da educação especial da APAE e outros 418 de projetos dos Salesianos.

Leia Também

Últimas Notícias