quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Acisc prevê aumento nas vendas do comércio para o Dia das Crianças

11 Out 2017 - 07h04Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc) prevê aumento nas vendas do comércio no mês de outubro, impulsionado principalmente pelo Dia das Crianças de 2017. Em comparação ao ano passado, a expectativa é de que as vendas dos presentes para as crianças aumentem cerca de 3% nesse ano.

Segundo levantamento do Núcleo de Economia, os principais presentes devem ser brinquedos, seguidos por artigos de vestuário e eletrônicos. A média de gasto prevista com cada presente é de até R$ 100,00.

"Essa expectativa positiva se forma a partir das perspectivas animadoras que se desenharam no primeiro semestre do ano, com o resultado positivo de alguns indicadores acompanhados pelo nosso Núcleo de Economia, como a melhora na recuperação de crédito, a evolução positiva do emprego formal e o desempenho das vendas no Dia das Mães e Dia dos Pais", explicou o presidente José Fernando Domingues.

Fatores conjunturais como a queda da taxa de juros e o controle da inflação também tendem a favorecer as vendas na data. "São fatores que melhoram as condições de consumo, pois a inflação controlada impacta na queda dos preços e permite o crescimento do poder de compra das famílias" disse o presidente.

HORÁRIO ESPECIAL DO COMÉRCIO

Para ajudar nas vendas do Dia das Crianças, as lojas do comércio de São Carlos ficarão abertas das 9h às 22h, nesta quarta-feira (11), véspera do feriado nacional de 12 de outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida.

RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO

A recuperação de crédito aumentou consecutivamente mês a mês durante o primeiro semestre do ano, o que indica que cada vez mais consumidores inadimplentes quitaram suas dívidas. "Esses consumidores antes impedidos de realizar compras a prazo, agora estão aptos a contrair novos créditos e voltar a consumir no comércio da nossa cidade", disse o economista do Núcleo de Economia da Acisc, Igor de Souza Theodoro.

EMPREGO FORMAL

O emprego formal, outro indicador importante que reflete o desempenho da economia local, também teve desempenho positivo no primeiro semestre. Na medida em que mais pessoas são contratadas do que demitidas, principalmente com carteira assinada, mais pessoas têm renda disponível para realizar gastos no comércio da cidade. Isso também significa que os negócios locais estão demonstrando resultados positivos, a ponto de contratarem mais mão de obra em caráter formal.

No primeiro semestre, o número de postos de trabalho se manteve estável, com aumento de 14 novos postos de trabalho. Na soma de julho e agosto, foram 176 novas vagas preenchidas na cidade, indicando que o mercado de trabalho formal irá se recuperar com maior intensidade no segundo semestre do ano.

VENDAS NAS DATAS COMEMORATIVAS

O desempenho positivo nas datas comemorativas desse ano em relação ao ano passado, especialmente o Dia das Mães e o Dia dos Pais, constatado a partir da análise dos cupons gerados pelas promoções realizadas pela Acisc durante essas datas especiais, também tornam evidente a recuperação da economia do município e fundamentam a expectativa de que o Dia das Crianças seguirá o mesmo caminho positivo.

Leia Também

Últimas Notícias