quinta, 18 de abril de 2024
Cidade

Ação Social da Opto Rally Team durante o Rally dos Sertões termina com entrega dos óculos em outubro

23 Set 2010 - 23h13Por Redação São Carlos Agora

Pioneira em implantar atendimentos oftalmológicos no rali, a Opto Eletrônica do piloto Jarbas Castro completa seis anos de ação social com 544 consultas e entrega 339 óculos no próximo mês, nas cidades de Balsas (MA) e Cratéus (CE)

A poeira do Rally dos Sertões já baixou, mas os projetos de Ação Social patrocinados pela Opto Eletrônica e Tecnol, empresas do piloto Jarbas Castro, continuam em alta. A dupla de São Carlos (SP) formada por Castro e Walace Von Schmidt, da Equipe Opto Rally Team, disputou a 18ª edição da prova entre 10 e 20 de agosto, pela categoria Protótipos e, deixa novamente um rastro de solidariedade por onde passou.

Pioneira em implantar atendimento oftalmológico no rali, a equipe completa seis anos de trabalho, em parceria com o Instituto Brasil Solitário (IBS). Entre os projetos que patrocina está o "Mais Visão na Educação", que leva óculos a quem precisa e tem beneficiado centenas de crianças e adultos.

Na edição 2010 o projeto atingiu cinco cidades - Caldas Novas (GO), Trindade (GO), Alto Paraíso (GO), Ponte Alta (TO) e Aparecida do Tocantins (TO)-, num total de 544 atendimentos que resultaram na prescrição de 339 óculos que serão entregues em outubro. Em Balsas, no Maranhão, acontecerá entre os dias 18 e 20, enquanto na cidade cearense de Cratéus, entre 27 e 29 do próximo mês.

Apesar do empenho na preparação com o novo Sherpa que estreou no Rally dos Sertões, o piloto esteve atento ao projeto e procura, sempre que pode, acompanhar de perto os resultados. "Aprendi que com coisas simples você pode mudar a vida das pessoas e não tem preço poder possibilitar que crianças acompanhem melhor as aulas. Infelizmente este ano devido a compromissos profissionais não poderei estar na entrega dos óculos, que é muito gratificante", ressalta Castro.

O piloto faz questão de voltar à algumas cidades após o rali para participar das entregas e ter contato com a comunidade, um dos fatores que o motiva a prosseguir com o projeto. Atualmente são disponibilizados 21 modelos de armação para crianças e adultos escolherem durante a prescrição dos óculos.

"Finalizamos os trabalhos com chave de ouro. Esta é a nossa décima participação no rali e os trabalhos obtiveram sucesso total. Estou muito orgulhoso em fazer parte deste projeto que beneficiou tanta gente", afirma o diretor do IBS Luis Salvatore IBS sobre os resultados do programa.

Rali do Bem - A iniciativa da Equipe Opto Rally Team é pioneira na área de oftalmologia. A ação tem início cerca de dois meses antes do Rally dos Sertões. Quando acontece uma pré-triagem, depois são realizados os exames durante os 10 dias do rali. Em seguida os óculos são confeccionados e a entrega acontece até dois meses depois do término da prova. Além de levar médicos especialistas para os atendimentos, as duas empresas do grupo, disponibilizam também equipamentos de alta qualidade para os exames de visão.

Castro cada vez mais se impressiona com o fato de um simples óculos poder devolver a autoestima das pessoas, que muitas vezes são impossibilitadas de ler ou fazer tarefas cotidianas. O piloto conta que quando se inscreveu pela primeira vez no rali, mas na categoria Expedition, teve a ideia de promover algo diferente que pudesse beneficiar a população carente ao longo do trajeto da prova.

"Resolvi ajudar da minha forma. Levei para o Sertões dezenas de óculos de grau e como na Expedition é bem mais tranquilo, parava nas cidades e fazia as pessoas experimentarem até achar um que melhorasse a visão. Isto por si só foi uma experiência incrível. Daí no ano seguinte resolvi procurar o Salvatore e formalizarmos um projeto mais organizado que completou seis anos agora e me dá muito orgulho", finaliza Castro.

A Equipe Opto Rally Team conta com o patrocínio da Ophthalmos e Opto Global. Mais informações sobre a dupla no rali podem ser conferidas no blog http://tinyurl.com/2vbypdb


Leia Também

Últimas Notícias