sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

9º Film Fest celebrou a diversidade da produção audiovisual brasileira

16 Nov 2011 - 13h47

São Carlos encerrou no último domingo (13) a 9ª edição do festival de filmes anual, o Film Fest, que contou com uma Mostra de Filmes Universitários, exibição de filmes com a presença dos diretores para um bate-papo e a comemoração dos três anos do Cine São Carlos com ingressos a preços promocionais.

Dentre as atividades destacaram-se a Mostra de Filmes Universitários, que aconteceu na noite da última quarta-feira (9) no CineUfscar, que exibiu oito curtas metragens de diversas escolas de audiovisual, traçando um olhar sobre a inovação tecnológica e de linguagem, bem como a exibição gratuita na noite de quinta-feira (10) do filme nacional "Elvis e Madona", ovacionado ao final da sessão.

Destacou-se também a exibição do filme "Estamos Juntos" do diretor Toni Venturi e do documentário "A Política do Cinema de Arthur Autran", ambos no SESC, respectivamente sexta-feira (11) e sábado (12) a noite. As sessões foram seguidas de bate-papo com os diretores e renderam cerca de duas horas de debate e reflexão cada: o primeiro sobre o processo de criação do filme e o segundo sobre os rumos do mercado de produção, distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais brasileiros.

Segundo Mauricio Zattoni, chefe de divisão de audiovisual da Prefeitura de São Carlos "O Film Fest cumpriu sua missão ao conseguir reordenar a rotina de frequência de cinema da cidade, ao mobilizar as pessoas a prestigiarem várias atividades sobre esta arte durante os dias em que o evento acontece e assim fomentar que os cidadãos de São Carlos busquem pelo cinema nacional e pela própria formação cultural".

Todos esses eventos marcaram a edição de 2011, que mais uma vez contou com a parceria da UFSCar, FESC, SESC São Carlos e Cine São Carlos.

Segundo a coordenadoria de Artes e Cultura, Telma Olivieri, "a Prefeitura mantém hoje diversas ações na área do audiovisual como a formação, projetos de acesso e atividade cineclubista. O Film Fest é uma união de várias instituições que também realizam ações na área".

Histórico
Em 2002, o SESC, a Oficina Cultural, a Vídeo 21 e alguns outros parceiros realizaram o Vídeo Festival São Carlos, uma mostra competitiva retomada que foi em 2004 e realizada anualmente pela Prefeitura Municipal e o SESC. Em 2009, com a presença do Secretário do Audiovisual da época, Silvio Da-Rin, o prefeito Oswaldo Barba iniciou o Film Fest que seria realizado no mês de novembro no aniversário do Cine São Carlos, com o objetivo de celebrar todas as ações na cidade.

Leia Também

Últimas Notícias