quinta, 28 de março de 2024
Cidade

6ª Semana de Humanização inicia nesta segunda-feira na Santa Casa de São Carlos

Temas como o processo do envelhecimento, a integração entre mente, corpo e alma e a atenção humanizada ao recém-nascido no parto serão abordados

25 Set 2015 - 17h21
Grupo de Humanização da Santa Casa de São calos promove atividade cultural e de qualificação durante esta semana - Grupo de Humanização da Santa Casa de São calos promove atividade cultural e de qualificação durante esta semana -

A 6ª Semana de Humanização da Santa Casa de São Carlos traz uma série de palestrar e atividades culturais com o objetivo de suscitar nos funcionários do hospital um olhar reflexivo sobre o mundo contemporâneo.

Temas como o processo do envelhecimento, a integração entre mente, corpo e alma e a atenção humanizada ao recém-nascido no parto serão abordados de amanhã, 28 à sexta-feira, 02 de outubro, no Auditório da Santa Casa. As palestras são gratuitas e abertas ao público.

A abertura traz o Coral da APAE como atividade cultural, às 10h30. Na sequência, o provedor da Santa Casa Antônio Valério Morillas Júnior fala sobre os investimentos que estão ocorrendo na instituição e as perspectivas de crescimento dos serviços e atenção à Saúde.

Logo após, a psicóloga e coordenadora do Centro Integrado de Humanização (CIH), Juliana Fernandes Tedesco irá abordar a importância de ações humanistas no atendimento prestado dentro do hospital, não só com os pacientes e seus familiares, mas também com os funcionários.

Um tema mais técnico, mas de vital importância, será abordado pelo gerente Hospitalar, Eduardo Pramparo, ao explicar os critérios estabelecidos pelo governo Estadual, no qual a Santa Casa está incluída como "hospitais estruturantes", que são aqueles de referência em atendimentos complexos, como cirurgias cardiovasculares e torácica, hemodiálise e neurocirurgias.

A “Qualidade na Transfusão de Sangue” será o tema da palestra que iniciará ás 19h30 com o gerente de Hemoterapia, César José Creste Martins da Costa. A palestra irá abranger fundamentos teóricos e práticos na produção de hemocomponentes; qualidade no transporte e ato transfusional, reações transfusionais e como minimiza-las.

Na terça-feira, 29, às 14 horas, a doação de órgãos será discutida em dois momentos: a equipe do Banco de Olhos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto irá tratar da captação de córneas. Com 26 anos de existência, o núcleo trabalha para promoção, divulgação e esclarecimento da população sobre a importância da doação de córneas.

No mesmo dia, às 19h30, o médico Ivan Carlo Linjardi fala da importância da doação de órgãos e dos transplantes bem-sucedidos que salvam vidas.

O coral da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI) abre a programação de quarta-feira, 30, às 16h30. E na sequência a professora e doutora Aline Cristina Martins Gratão do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) irá falar sobre o “Processo de Envelhecer”.

Na quinta-feira, 1º de outubro, a palestra “Integração Mente, Corpo e Alma, às 19h30, será direcionada aos funcionários da Santa Casa e será o único evento que não está aberto ao público. Portanto, neste encontro se abordará a perspectiva de olhar para o ser humano integral em todas as dimensões, pela psicóloga; psicoterapeuta corporal Neo Reichiana, Tereza Mendes.

Encerra a semana, às 10 horas de sexta-feira, 2, a palestra “Atenção Humanizada ao Recém-Nascido” e “Assistência Qualificada na UTI Neonatal” que serão ministradas pelas enfermeiras Annie Jiupato Correa e Maria Zilá Rigo Penharvel, que coordenam a Maternidade e UTI Neonatal da Santa Casa e contam com a participação da enfermeira obstetra Rafaela Siani.

Leia Também

Últimas Notícias