sexta, 26 de abril de 2024
Brasil

USP realiza o II Congresso de Graduação

11 Mai 2016 - 05h52Por Rui Sintra/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Ocorrerá nos dias 5 e 6 de julho, no Campus USP "Luiz de Queiroz" - Piracicaba -, o II Congresso de Graduação da USP, um evento que busca firmar um espaço de integração docente no sentido de compartilhar as suas melhores práticas de ensino e experiências pedagógicas, sendo também, segundo o Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes, o momento de socializar ideias e ações criativas que possam traduzir em projetos voltados à valorização e à modernização do ensino de graduação. O Congresso é também um espaço dedicado a avaliaro impacto do uso de metodologias alternativas de ensino sobre a formação dos estudantes.

Mantendo o escopo original de sua primeira edição, o evento tem o intuito de promover a oportunidade para compartilhar, debater e trocar experiências sobre o ensino de graduação, destacando e valorizando, em simultâneo, as atividades de ensino dos docentes participantes do projeto piloto da Pró-Reitoria de Graduação, reconhecendo - pública e institucionalmente - os professores que tiveram as melhores avaliações pelos estudantes em suas disciplinas.

A revista Grad+, dedicada ao ensino de graduação, idealizada no I Congresso, será oficialmente lançada nesta segunda edição do evento, cujo público-alvo é constituído por docentes, pós-doutores, pós-graduandos, bolsistas de estágio PAE e monitores-bolsistas dos cursos de Licenciaturas.

Este 2º Congresso de Graduação abordará os mais variados assuntos relacionados ao ensino de graduação, desde a apresentação de experiências docentes em sala de aula ao uso intensivo da tecnologia como recurso didático. Como exemplos de temas que serão abordados, podemos destacar: metodologias ativas de ensino-aprendizagem, elaboração, aplicação e avaliação de materiais didáticos, formação de professores, objetos de aprendizagem, jogos e vídeos eletrônicos, reformulação curricular, tutoria acadêmica, dupla titulação, internacionalização, laboratórios virtuais, entre outros.

A data limite para submissão de trabalhos para este congresso é 13 de maio, sendo que, devido à restrição do espaço-físico onde ocorrerá o evento, o número de trabalhos orais será limitado.

Incentiva-se a submissão no formato de pôsteres de trabalhos em andamento ou ainda sem resultados finalizados/conclusivos, relacionados ao ensino de Graduação e que demonstrem suas valiosas experiências.

Leia Também

Últimas Notícias