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terça, 02 de março de 2021
Brasil

Procon autua 21 agências bancárias por atendimento demorado

Bradesco foi a instituição com o maior número de unidades autuadas

14 Nov 2012 - 13h42

Após a "Operação Fila em Banco", realizada em setembro, a Fundação Procon de São Paulo autuou 21 das 116 agências fiscalizadas por excesso de demora no atendimento aos clientes. O Bradesco, com 10 autuações, foi o que apresentou maior número de agências com problemas. Em seguida, vem a Caixa Econômica Federal (5), Santander (3), Banco do Brasil (2) e HSBC (1).

A fiscalização avaliou a quantidade de guichês disponíveis e quantos estavam em funcionamento, o número de consumidores nas filas, terminais existentes e em operação no autoatendimento e orientadores nos caixas eletrônicos. A operação foi feita em momentos de pico.

O Procon se baseou no Código de Defesa do Consumidor e no compromisso assumido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que estabelece 30 minutos como tempo máximo para o atendimento. As instituições autuadas podem receber multas que variam de R$ 450 a R$ 6,5 milhões.

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