Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Brasil

Certidão de prontuário da CNH, que antes custava R$ 21,31, agora é gratuita e pode ser solicitada na internet

06 Jun 2013 - 10h45

Condutores habilitados no Estado de São Paulo agora podem solicitar a certidão de prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita no portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br ). Antes, o documento custava R$ 21,31 e só podia ser requerido presencialmente, em um posto de atendimento.

A certidão informa o histórico do condutor, a existência ou não de processos, bloqueios ou impedimentos administrativos, comprova a mudança de categoria e a realização de cursos de capacitação na área de trânsito, além do local e data de emissão da CNH.

O documento pode ser utilizado para fins judiciais, trabalhistas, de aposentadoria ou mesmo para a realização de cursos especializados, quando é necessário comprovar a situação da habilitação, como o de motofrete e mototáxi, entre outras finalidades.

A mudança beneficia todos os cidadãos, principalmente alguns profissionais que precisam apresentar o histórico da CNH, como taxistas, motoboys, motoristas de ônibus e caminhão, entre outros. Com a disponibilização online, o serviço continuará sendo prestado de forma presencial, em todo o Estado, somente até o fim de junho.

"Esse era um serviço pago, que exigia a ida do cidadão pessoalmente a uma unidade, mas agora é possível pedir [a certidão] de casa. Estamos trabalhando para aumentar cada vez mais o acesso aos serviços eletrônicos, como forma de desburocratizar o nosso atendimento", ressalta Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.

A certidão de prontuário é o 20º serviço eletrônico lançado pelo Detran.SP e só pode ser solicitada pelo próprio condutor, mediante cadastro no portal, com criação de login e senha de uso pessoal. No momento da emissão, será gerado um código para posterior consulta do documento no portal.

FACILIDADE - Além da certidão de prontuário, outros 19 serviços eletrônicos estão disponíveis atualmente no portal do Detran.SP, como solicitação da 2ª via da habilitação, CNH Definitiva e Permissão Internacional para Dirigir (PID) .

Também é possível consultar pontos na CNH, alterar endereço da habilitação e do veículo (no mesmo município), pesquisa multas, débitos e restrições de veículos, fazer a Comunicação de Venda e testar os conhecimentos no Simulado de Prova Teórica, entre outros serviços.

Em 2012, mais de 236 mil documentos foram solicitados pelo portal e entregues no endereço dos condutores . Atualmente, o portal do Detran.SP tem 5,8 milhões de usuários cadastrados em todo o Estado.

Detran.SP

O Detran.SP é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional.


ATENDIMENTO AO CIDADÃO:

Disque Detran.SP

Capital e cidades com DDD 11: 3322-3333. Demais municípios: 0300-101-3333. De segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.

Fale com o Detran.SP

Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias