quinta, 28 de março de 2024
Dicas

Os 7 Estilos Universais - descubra o seu

22 Abr 2022 - 10h25Por Vejapixel
Vejapixel - Vejapixel -

A moda é um meio que utilizamos paranos expressar e comunicar com o mundoa nossa volta. Através do vestuário somos capazes de manifestar nossos gostos, opiniões, modos de viver e sentimentos, deixando uma impressão naqueles com quem interagimos. Ao escolher uma roupa para vestir temos como objetivo nos distinguir e ao mesmo tempo se sentir incluso perante a sociedade.

Ao construir a imagem pessoal devemos considerar a nossa personalidade, assim como o meio em que estamos inseridos, uma vez que alguns aspectos da nossa vida, como a profissão por exemplo, podem exigir o uso de certos tipos de roupa. Entretanto, é importante encontrar um equilíbrio e vestir peças que reflitam a nossa identidade mesmoquando temos que adequar a essas normas socias, pois uma insatisfação com a aparência pode afetar a autoestima.

Os nossos gostos e preferências estão sempre em constante mudança e evolução, é normalmudar de estilo algumas vezes ao longo do percurso da nossa vida, ou até mesmo transitar entre eles de acordo com a sua vibeno dia. Podemos nos reinventar por meio do nosso guarda-roupa, o que pode ser uma experiência muito prazerosa, afinal a moda tem que ser algo leve e divertido e que lhe traga bem-estar acima de tudo

Para poder definir qual é o seu estilo predominante, é necessário fazeruma autoanalise e conhecer mais sobre os estilos existentes já quesó assim se torna possível saber qual deles combina mais com a sua personalidade. O sistema de categorização de estilos mais utilizado como referência por consultores de imagem no mundo todo é o desenvolvido por Alyce Parsons e Mimi Dorsey, que a partir de um longo período de estudo do comportamento e das particularidades das pessoas, identificaram os 7 estilos universais em que a maioria das mulheres se enquadram. Veja o guia a seguir e descubra qual lhe representa melhor.

Os 7 Estilos Universais


Tradicional

O estilo tradicional, também conhecido como clássico,é para aquelas mulheres que procuram demonstrar seriedade e credibilidade através de suas roupas ou que trabalham em empregos cujo código de vestimenta exige um maior grau de formalidade. Peças minimalistas, atemporais e que possuam durabilidade e bom caimento são as mais utilizadas por quem prefere esse estilo.O gosto pela alfaiataria é outra característica das mulheres com estética tradicional, portantoblazers, saias lápis,camisas e calças sociais não podem faltar em seu guarda-roupa.

A paleta de cores consiste basicamente em cores neutras com apenas um ou outro tom menos sóbrio, enquanto as estampas escolhidas são as clássicas como risco de giz, listras, pied de poule e xadrez príncipe de gales. Nos pés scarpins, oxfords e mocassins são itens essenciais, bem como acessórios e bolsas de design discretos e que combinam com tudo

Urbano

O estilo urbano ou moderno alia um visual casual com às tendências da moda, culminando em um streetstylemuito interessante. A versatilidade do jeans agrada muito as mulheres de estilo urbano, sendo muito utilizado não só em calças como também em peças que vão desde um macacão até uma camisa jeans feminina, sempre acompanhando o design que está em alta no momento. Outros itens que não podem faltar em um guarda-roupa com esse estilo predominante são t-shirts, croppeds, jaquetas de couro, calças jogger e calçados baixos como tênis e coturnos.

Elegante

As mulheres que se identificam com o estilo elegante prezam por exprimir classe, refinamento e sofisticação. Assim como no estilo tradicional, a qualidade das peças é um fator determinante para a escolha do vestuário de quem tem esse estilo como predominante. Além disso, ambos os estilos contam com outras semelhanças, podendo até ser confundidos um com o outro por algumas pessoas.

Se a alfaiataria, cores discretas e o design mais clean também se fazem presente nesse estilo, o que os diferencia é o ar mais moderno e atual das peças utilizadas. Há a preferência por cortes retos e looks monocromáticos, especialmente em tons neutros onde o toque de cor pode ser dado através de sapatos e acessórios. 

Sexy

O objetivo de quem se veste com o estilo sexy é valorizar o corpo, demonstrando autoconfiança. Para isso são utilizadas peças com uma modelagem mais ajustada, deixando bastante pele a mostra através de comprimentos mais curtos, decotes profundos e transparências. Os must-havessão vestidos justos, top croppeds, minissaias, calçasque se modelam ao corpo e sapatos de salto alto.Os tons de vermelho, o preto e o branco estão entre as cores mais utilizadas por mulheres que têm esse estilo. O segredo aqui, é combinar esses elementos sem exageros para o look não ficar com um aspecto vulgar.

Natural esportivo

Esse estilo é para quem prioriza o conforto e a praticidade na hora de se vestir, usandolooks despojados e descontraídos. Apesar de ser um estilo muito popularentre mulheres que praticam esporte, esse não é o real conotação que o termo traz aqui, tendo um sentido muito mais a ver com a informalidade e a casualidade. As peças favoritas nesse estilo, geralmente, são feitas com tecidos leves e não estruturados que não prejudicam a movimentação do dia a dia, como malhas e moletons. Assim como no estilo urbano, o jeans também é muito usado, mas a diferença é que aqui eles não trazem tanta informação de moda e são utilizados mais pela praticidade do material, de mesmo modo que os tênis são os calçados de preferência.

Criativo

Se a ousadia, a autenticidade e o gosto por inovar são características suas, esse é o seu estilo. Essas mulheres adoram montar combinações que poucas arriscariam, inclusive mesclando elementos dos outros estilos, o que deixa o visual cheio de personalidade.O mix de estampas é muito presente nos looksdesse estilo, assim como a mistura de texturas e cores,especialmente as fortes. O que mais importa aqui não é qual peça vai ser utilizada e sim como ela vai ser inserida no visual para que ele seja único e irreverente

Romântico

O estilo romântico se define através da delicadeza e da feminilidade, que reflete em uma estética inspirada em elementos de outras épocas. Rendas, babados, laços, cores suaves e estampas florais dominam o guarda-roupa desse estilo. Vestidos e saias de tecidos fluidos são peças indispensáveis para essas mulheres, que gostam de combiná-los com acessórios fofos e discretos como perolas e pedrarias delicadas.Para os calçados, sapatilhas no estilo boneca e rasteirinhas são muito usadas, sem esquecer das sandálias de salto e scarpins para ocasiões mais formais.

Leia Também

Últimas Notícias