Menu
quarta, 08 de dezembro de 2021
Saúde Emocional com Max Reis

Autoestima o quanto isso nos afeta

22 Out 2021 - 10h19Por Max Reis
maxreisperfil - maxreisperfil -
A autoestima é a valorização que temos sobre nós mesmos. O quanto amamos, respeitamos, valorizamos e gostamos de nós mesmos. E isso compreende um conjunto de comportamentos e atitudes que formam nossa identidade pessoal. E esse é o nosso jeito de ser, a qual lidamos com tudo ao nosso redor e com nós mesmos.
A autoestima também abrange dois componentes importantes: o sentimento de capacidade e o reconhecimento pessoal, sendo portanto, a somatória da confiança e do respeito por nós mesmos, condicionando assim a nossa qualidade de vida.
Uma autoestima elevada permite aceitar as nossas limitações e dificuldades, pois significa gostar do jeito que somos, tanto dos nossos acertos como dos nossos erros e decepções. Então isso significa que nos sentirmos bem porque gostamos e aceitamos a nós mesmos, nos apreciamos e respeitamos independentemente dos resultados ou daquilo que não podemos fazer ou não nos agrada.
 
A autoestima e a opinião dos outros
 
Até onde devemos considerar a palavra dos outros? 
É verdade tudo aquilo que os outros dizem e acham sobre nós?
A maioria dos problemas que surgem quando nos relacionamos se baseia nas crenças e suposições de que todos têm que nos conhecer, entender e aceitar. Mas se não interpretarmos corretamente a palavra dos outros, a nossa autoestima pode se destruir facilmente.
O que os outros pensam de nós representa somente aquilo que eles veem, já pensou sobre isso?
E a opinião do outro será baseado nas experiencias pessoais dele, e talvez a vida dele não é uma referência boa pra você, por isso é importantíssimo filtrar as opiniões e conselhos alheios.
Portanto, é possível que as coisas que agradem aos demais não se encaixem ao que somos realmente. Costumamos errar ao pensar que o que pensamos dos outros e o que os outros pensam de nós será sempre completamente certo, e nos deixamos afetar por isso, mas a verdade é que nem sempre estaremos certos.
 
E você pode fazer algumas coisas simples, para melhorar sua autoestima
 
Crie um lembrete – Escreva algumas palavras boas sobre você mesma, e coisas que gosta em você, conquistas etc... Para trazer para o consciente essa relação melhor com você, e passar a se aceitar mais.
 
Identifique os focos destrutivos - Quando o amor próprio está danificado, tendemos a ver o mundo a partir de uma perspectiva muito pessimista e ruim. É importante identificar todas essas linhas de pensamento que nos levam a nos sentirmos mal. O mais provável é acreditarmos que tudo está errado não porque realmente está, mas porque criamos o hábito de interpretar a realidade dessa maneira. Ao observar e identificar isso, pouco a pouco nos liberamos desses sentimentos e pensamentos negativos.
 
Cuide mais de você – Comece agora um novo habito, se arrume de uma forma que você mesma goste, faça atividade física, encontre musicas que mudem seu estado de espirito, se abra para amizades e relacionamentos. Não deixe a vida continuar igual, mude.
 
E caso isso te atrapalhe muito na vida, procure ajuda de um terapeuta para entender junto com você os motivos dessa baixa autoestima, e ressignificar o quanto isso te afeta, com certeza você pode mudar e sentir muito melhor consigo mesma, e ter sucesso e mais felicidade na vida.
maxreisrodape

Leia Também

Últimas Notícias