sábado, 27 de abril de 2024
Aniversário

ADN Construtora completa 10 anos com novos empreendimentos

Empresa nasceu em São Carlos e agora atua em mais de 20 cidades

17 Jul 2021 - 08h00Por ADN Construtora
Atual sede da empresa em São Carlos, na principal avenida. ADN atua em mais 24 cidades e possui base de novos negócios em Campinas e Ribeirão Preto. - Crédito: divulgaçãoAtual sede da empresa em São Carlos, na principal avenida. ADN atua em mais 24 cidades e possui base de novos negócios em Campinas e Ribeirão Preto. - Crédito: divulgação
Neste mês, a ADN Construtora e Incorporada completa 10 anos de história. Com a missão de realizar o sonho da casa própria e proporcionar bem-estar e qualidade de vida com a melhor relação custo- benefício, tornou-se a 36º maior construtora do Brasil, segundo Ranking INTEC 2020. Também é destaque no estado de São Paulo com uma das maiores taxas de crescimento e atuação em 24 cidades, além das bases de novos negócios em Campinas e Ribeirão Preto. Atualmente, a construtora conta com 4.084 unidades em construção, mais de 16 mil a serem lançadas e mais de 450 colaboradores diretos e 2.500 indiretos.
 
HISTÓRIA
 
A história da ADN Construtora começou com dois jovens empreendedores em uma das maiores universidades da América Latina. Durante a graduação em engenheira civil na USP - São Carlos, Pedro Donadon e Silvio Andrino foram movidos pelo propósito de democratizar a habitação de qualidade. No início, a falta de recursos e experiência representaram grandes desafios para a criação da empresa – ainda mais em um dos setores mais competitivos do mercado.
 
“Há 10 anos não sabíamos exatamente por onde começar, mas o desejo de entregar moradias com o melhor custo-benefício e realmente entender cada cliente foi determinante para o nosso aprendizado.”, destaca Silvio Andrino.
 
Silvio Andrino e Pedro Donadon na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP)
 
Após um período de prestação de serviços, no qual construíram casas na grande maioria dos bairros de São Carlos, os sócios decidiram iniciar a parceria com a Caixa Econômica Federal e adequar a construtora para atender o Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. A partir de 2012, passaram a atender um maior número de famílias e adquiriram os certificados do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP-H) e da ISO 9001.
 
“Nossa história desde o início está muito ligada à Caixa. Foi por meio dessa parceria que entregamos empreendimentos de alta qualidade a quem não tinha essa opção e contribuímos para a redução do déficit populacional nas cidades do interior.”, comenta Silvio Andrino.
 
Em 2016, a ADN Construtora passou a investir também em projetos de condomínio vertical, o que resultou na ampliação do número de unidades entregues e na expansão dos negócios para 3 novas cidades: Mococa, Araras e Itapetininga. “Iniciar os empreendimentos verticais foi um grande desafio para nós. Na época, a parceria com as imobiliárias das cidades foi fundamental para criar produtos em localizações estratégicas que realmente transformassem a vida das pessoas.", comenta Pedro Donadon.
 
Em 2017 e 2018, a construtora continuou expandindo, mesmo em meio à crise do setor da construção civil, que segundo o IBGE, teve a maior queda no Produto Interno Bruto (PIB) e encolheu 5%. Para os sócios, a empresa superou essa fase por conta da equipe de colaboradores que formou. “Empreender no Brasil não é fácil e nós só superamos os desafios porque investimos em pessoas que acreditam e têm os mesmos valores da empresa. Por isso, desde o início apostamos em atrair e desenvolver talentos.” destaca Pedro Donadon.
 
O foco em pessoas também levou a empresa a fundar, em 2018, o Instituto ADN, com o objetivo de amparar organizações sociais e contribuir para a melhoria nas comunidades em que construtora atua. No Instituto, através do programa “Voluntariado”, os colaboradores têm a oportunidade de exercer a cidadania nos projetos “Educa” e “Constrói”. Nos últimos anos, o Instituto desenvolveu ações em 5 asilos, 6 organizações da sociedade civil, 3 fundos de solidariedade, 50 órgãos de saúde e 5 ONGs de animais. Durante a pandemia de Covid-19, a empresa realizou a doação de R$21 mil para a compra de
anestésicos à Santa Casa de São Carlos, em um dos momentos mais críticos da unidade, de 110 máscaras tipo face shield, que foram distribuídas entre 34 Unidades Básicas de Saúde e Unidades da Saúde da Família, e de 2 mil máscaras para a Secretaria de Habitação.
 
No último natal, o Instituto ADN presenteou 160 crianças de comunidades vulneráveis em São Carlos, Araraquara e Araras.
 
A Construtora é também uma das grandes apoiadoras do esporte na cidade: é a patrocinadora oficial da atleta Jéssica Roberti da Silva, uma das principais no ranking nacional de revezamentos 4x400m misto e feminino, e do Grêmio Desportivo São-Carlense, que se prepara para o Campeonato Paulista Sub-20 e profissional.
 
A atuação na cidade representa a visão global da ADN, segundo Silvio Andrino: “Faz parte do nosso planejamento estratégico crescer e se perpetuar nas cidades e é impossível fazer isso sem se envolver na resolução dos problemas da população. E é por isso que cada vez mais temos estreitado as relações com poder público e projetos sociais, ao realizar parcerias para melhorar a infraestrutura das cidades e investir nas comunidades para que elas se desenvolvam cada vez mais.”
 
Nos últimos anos, a construtora vem crescendo em ritmo acelerado, com média de 30 contrações por mês, recordes em VGV (Valor Geral de Vendas) e lançamentos de novos empreendimentos em toda a região. Dando continuidade à parceria com a Caixa Economia Federal, recentemente, a ADN foi escolhida para participar do projeto piloto do Programa Nível de Desempenho Técnico (NDT) que selecionou as construtoras do Brasil com melhor desempenho com a instituição para avaliar as empresas de forma estrutural, em itens como melhoria de produto, nível de comprometimento sustentável, digitalização e inovação de processos, gestão de risco, para que os novos processos de contratação sejam ainda mais eficientes.
 
Atualmente, a construtora conta com três linhas de produtos, UP!, Premium e Class, mas já com previsão de diversificação para os próximos meses, inclusive com a volta dos empreendimentos de casas.
 
FUTURO
 
A ampliação das linhas de produto está ancorada na visão inovadora da empresa, segundo Pedro Donadon, o setor de inovação desempenha papel fundamental para o futuro da ADN e por isso receberá ainda mais investimento nos próximos anos. Em maio, a construtora integrou o maior ecossistema independente de inovação do Brasil, o ONOVOLAB. Inaugurado em 2018, o hub transformou as ruínas da primeira fábrica de São Carlos em um moderno espaço que reúne mais de 70 empresas, gera mais de 1.000 empregos para a cidade e conta com grandes empresas como Magazine Luiza, Santander, iFood e Ambev.
 
Sala da ADN no ONOVOLAB, o maior ecossistema independente de inovação do país.
 
Sobre a visão do futuro da empresa, que pretende ser reconhecida como a melhor construtora a atuar no interior de São Paulo até 2025, Pedro Donadon destaca o perfil inovador da ADN “Olhamos para os próximos 10 anos a partir da palavra conectividade. Queremos cada vez mais criar um ecossistema em função da moradia que será conectada a série de tecnologias para facilitar o dia a dia das famílias. Para isso, focamos sempre em melhorar a experiência e o conforto do cliente em nossos empreendimentos e conectá-lo da melhor forma à cidade."
 
Para conhecer mais sobre a ADN Construtora e Incorporadora, acesse o site e as redes sociais.

Leia Também

Últimas Notícias