sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

TVE São Carlos homenageia o compositor e cantor Dino Franco

13 Abr 2016 - 05h47
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Neste início de abril, dia 4, fez dois anos do falecimento de Dino Franco, da dupla Dino Franco e Mouraí.  A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem a Dino Franco, um poeta que também era muito bom cantor; vídeo disponível no youtube - pesquisar: TVE São Carlos Dino Franco (é o primeiro resultado que aparece).

Além de dados biográficos e musicais de Dino Franco, tem vídeos da dupla Dino Franco e Mouraí cantando as músicas: Amargurado, Amanhecer Divino, e A Sementinha, e outras duplas cantando composições de Dino Franco: Milionário e José Rico (Berço de Deus), Mayck e Lyan (Amor e Saudade), João Carlos e Carlos Leite (Caboclo na Cidade), e Rio Negro e Solimões (Cheiro de Relva). Tem ainda a declamação por José Angelo, o apresentador do programa, da letra de Travessia do Araguaia.  

Osvaldo Franco, o Dino Franco, nasceu em 8 de setembro de 1936, na estância turística paulista de Paranapanema. Com 16 anos de idade, já cantava em rádios e circos.

Dino Franco iniciou a carreira artística em São Paulo, em 1956, aos 20 anos. Primeiro, formou dupla com Tibagi, com quem teve um programa na Nacional, hoje Rádio Globo.

A partir de 1959, Dino Franco gravou co diferentes parceiros, usando os nomes artísticos de Pirassununga e de Junqueira, nas duplas com Tibagi, com Juquinha, com Piratininga, e com Belmonte. Em 1968, gravou um disco solo, quando passou a adotar o nome próprio de Dino Franco.

Na década de 70, Dino Franco fez dupla com Biá, ex-parceiro de Palmeira. A dupla Biá e Dino Franco gravou sete LPs.

Em 1979, Dino Franco formou com Mouraí, a sua dupla mais duradoura, com 26 anos de atuação, encerrada em 2005, com a morte do parceiro. Dino Franco e Mouraí gravaram 17 discos.

Dino Franco ainda formou uma última dupla: Dino Franco e Fandangueiro, que gravou três discos.

Dino Franco faleceu em 4 de abril de 2014, com 77 anos de idade, e mais de 50 anos de carreira. Deixou mais de mil músicas gravadas. 

Leia Também

Últimas Notícias