sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

Teatro Municipal recebe exposição de Francisco Amêndola

31 Jul 2012 - 09h53
0 - 0 -

O Teatro Municipal "Dr. Alderico Vieira Perdigão recebe, de 1º de agosto a 23 de setembro, a mostra histórica de Francisco Amêndola - um homem contemporâneo. A curadoria é de Diva Rita Nery Michelutti.

Francisco Amêndola da Silva (Ibitinga/SP 1924 - Ribeirão Preto/SP 2007) foi pintor, ilustrador, artista gráfico e fotógrafo. Considerado um dos artistas mais representativos da fase de ebulição cultural vivida pelos municípios de Araraquara e Ribeirão Preto entre as décadas de 40 e 60. Essas cidades tornaram-se pólos artísticos - interlocutores culturais - em relação à capital do estado e referências para o período de transição da arte tradicional para arte moderna no interior de São Paulo. Produtor incansável, além de ter pintado cerca de 7 mil telas, criou também peças publicitárias e midiáticas.

"Francisco Amêndola, juntamente com Odila Mestriner e Bassano Vaccarini foram precursores do movimento de arte moderna na região, sendo ele com obra exposta na 1ª Bienal Internacional de São Paulo em 1951. A mostra será um importante marco das artes visuais em nossa cidade", garante Lívia Martucci, Chefe da Divisão de Artes Visuais da Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura de São Carlos.

Diva Rita Nery Michelutti - Arte-educadora da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo no curso de Artes Plásticas, com especialização História da Arte pelo MASP. Curadora da I Bienal da Gravura "Lívio Abramo" de Araraquara em 2010 e do Território da Arte de Araraquara de 2009 a 2012.

A Mostra poderá ser vista no saguão do Teatro Municipal "Dr. Alderico Vieira Perdigão" de quarta a domingo sempre das 16h às 20h. Para agendar visitas monitoradas é necessário ligar para (16) 3373-2708.

Leia Também

Últimas Notícias