sexta, 26 de abril de 2024
Eventos gratuitos

Sonora Brasil mostra em São Carlos, a presença da mulher na música brasileira

18 Jun 2019 - 09h19Por Redação
Sonora Brasil mostra em São Carlos, a presença da mulher na música brasileira - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nesta semana, que proporcionará um final de semana prolongado, o Sesc São Carlos apresenta mais eventos culturais gratuitos.

A semana será dedicada ao Sonora Brasil, que será realizado de quarta-feira, 19, até sábado, 22, no teatro, sempre a partir das 19h.

Trata-se de um projeto temático que busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico.

Em sua 22ª edição, o Sonora Brasil apresenta os temas Líricas Femininas: a presença da mulher na música brasileira, que será desenvolvido em quatro unidades do Sesc São Paulo em 2019 e A música dos povos originários do Brasil, a ser realizado em 2020.

Dia 19/6

Líricas Históricas

Com uma abordagem cronológica, apresenta repertório que traz à luz a obra e a história de compositoras representantes de várias fases da música brasileira, especialmente a de concerto, muitas delas sem reconhecimento público, apesar de uma produção relevante.

O grupo é formado por Gabriela Geluda, Anastácia Rodrigues, Priscilla Ermel e Vanja Ferreira.

Dia 20/6

Líricas Transcendentes

Trata de repertório relacionado às tradições musicais do meio rural e de composições inspiradas neste universo, considerando o uso da música como meio de comunicação com as divindades, sempre enfatizando o protagonismo da mulher neste contexto, seja como intérprete, seja como tema da obra. Nesta abordagem, a espiritualidade se sobrepõe à técnica e à estética, fazendo valer o aspecto transcendente da obra.

O grupo é formado por Déa Trancoso, Ceumar e Cátia de França.

Dia 21/6

Líricas Negras

Apresenta repertório de músicas relacionadas às tradições religiosas de matriz africana e obras que remetam aos elementos estéticos da cultura africana, somando vozes de resistência a elementos percussivos. Mas também traz obras de compositoras negras que exploraram outras abordagens, em contextos que se relacionam com a música de concerto e com a música popular.

O grupo é formado por Georgia Camara, Vanessa Melo, Rosa Reis e Negravat.

Dia 22/6

Líricas Modernas

Aborda repertórios da atualidade, com estética mais próxima da música popular, porém ricos em elementos que os distinguem de obras consagradas nos meios de difusão, valorizando a experimentação e o uso de recursos expressivos inovadores, especialmente na voz.

O grupo é formado por Lucina, Badi Assad e Regina Machado.

Leia Também

Últimas Notícias