sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

São Carlos incentiva a arte dos brinquedos de madeira

Fundação Pró-Memória quer resgatar pesquisa de antigas habilidades

11 Nov 2010 - 17h41

O bom e velho Gepeto continua inspirando a arte de fazer brinquedos. Pedaços de madeira sem aparente utilidade podem se transformar em verdadeiras peças para as brincadeiras da garotada. Oficinas realizadas pela Fundação Pró-Memória da Prefeitura de São Carlos ensinam as técnicas de produção desses brinquedos. Os encontros reúnem participantes de todas as idades com os mais diversos interesses.

Gustavo César Ribeiro, arquiteto e responsável pelas oficinas, ressalta que a proposta é resgatar as boas lembranças desses brinquedos e a arte de fazer essas obras. “Os participantes fazem pesquisas com os brinquedos antigos para reproduzir nas aulas”, explica.

A proposta quer também mudar hábitos, como o de comprar os brinquedos e oferecer a possibilidade de produzir o próprio produto. Ribeiro lembra ainda que a ideia é manter viva tradições que foram passadas de pai para filho e que estão se perdendo na sociedade contemporânea. “Nossa ideia é fomentar a pesquisa para essas tecnologias, que estão sendo esquecidas”, afirma.

Fazer uma oficina de brinquedo era uma das propostas de trabalho que a estudante de Pedagogia, Ieda Laisner, estava procurando para os seus estudos. Para ela, as técnicas serão fundamentais para os trabalhos que pretende desenvolver com as crianças. “Como vou ser professora de Educação Infantil, queria aprender a fazer brinquedos”, ressalta.

A oficina também é uma oportunidade para produzir brinquedos e aumentar a renda familiar. O porteiro Silvio Wick diz que, além de atender aos pedidos da família, quer preparar várias opções para aumentar a renda. “Quem sabe, fazendo esses brinquedos, posso vender nas escolas?”, planeja. 

A Fundação Pró-Memória mantém ainda oficinas de restauro de móveis de madeira e maquetismo, construção. Para mais informações sobre as próximas oficinas procurar a Fundação Pró-Memória de São Carlos, localizada na Estação Cultura (antiga estação ferroviária), na Praça Antônio Prado, s/n, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Site: www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br.

Leia Também

Últimas Notícias