sexta, 26 de abril de 2024
Natureza

Projeto realiza atividades no Cerrado da UFSCar nos dias 9 e 11 de setembro

07 Set 2018 - 07h39Por Redação
Grupo durante visita guiada no Cerrado da UFSCar - Crédito: Projeto Trilha da Natureza/UFSCarGrupo durante visita guiada no Cerrado da UFSCar - Crédito: Projeto Trilha da Natureza/UFSCar

O projeto "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" promoverá no domingo, dia 9 de setembro, mais uma visita aberta e monitorada ao Cerrado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A atividade está vinculada ao Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), e ao Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), todos da Universidade, em parceria com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP).

"Durante as visitas monitoradas, os participantes têm a oportunidade de vivenciar um pouco dessa importante área natural que faz parte da extensão do Campus São Carlos, além de conhecer mais sobre o Cerrado e suas particularidades", afirma a bióloga Liane Biehl Printes, Chefe do DeAEA.

O local de encontro será no DeAEA, junto ao Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR), na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, às 8h30. A atividade, com duração aproximada de duas horas e meia, é gratuita e aberta a toda a comunidade. Para participar, é preciso estar de sapatos fechados e calças compridas. Recomenda-se também que as pessoas usem protetor solar, repelente de insetos, chapéu ou boné e levem água. São oferecidas 40 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição, que deve ser feita pelo e-mail trilhadanatureza@gmail.com.

Além disso, no dia 11 de setembro será comemorado o Dia Nacional do Cerrado. "O Cerrado é um domínio vegetal altamente ameaçado, sendo que no Estado de São Paulo resta apenas 1% da cobertura original", alerta Printes. O bioma, segundo ela, é considerado um berço das águas e possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do Brasil. É também um dos hotspots (pontos de acesso) mundiais de biodiversidade.

Para marcar a data e celebrar o privilégio de contar com um fragmento de Cerrado no Campus São Carlos, o projeto "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" irá oferecer uma prática de yoga, com o instrutor Rodrigo Zaha-Kuba, e uma visita noturna, na próxima terça-feira (11/9). A prática de yoga ocorre das 8h30 às 10 horas e a visita a partir das 18h30, com duração de, aproximadamente, duas horas. O local de encontro será no DeAEA, junto ao DeGR.

As ações do dia 11 também são gratuitas e abertas ao público, mas com limite de participação. As pessoas devem manifestar interesse pelo e-mail trilhadanatureza@gmail.com, indicando a atividade desejada. Para a prática de yoga, recomenda-se o uso de roupas confortáveis e que seja levado um tapete ou toalha. Já para a visita noturna, é preciso estar de calças compridas e sapatos fechados, além de levar agasalhos, água e lanterna.

Mais informações sobre a visita do dia 9/9 e sobre as atividades do dia 11/9 podem ser obtidas pelo e-mail de inscrição ou pelos telefones (16) 3351-3771 e 3306-6462.

SOBRE O PROJETO

De acordo com Printes, o projeto "Visitas Orientadas à Trilha da Natureza" é desenvolvido há 26 anos na UFSCar. "Teve origem no Departamento de Botânica e, no início, visava mais à formação dos estudantes de Biologia, tanto no aprendizado quanto para a recepção de escolas no âmbito da Educação Ambiental. Aos poucos, fomos ampliando essas possibilidades, para receber outras pessoas e propor mais atividades", conta a bióloga.

Segundo ela, as visitas guiadas noturnas e diurnas diferem quanto à sensação do participante em relação ao ambiente. "Há a possibilidade de experimentar o ambiente em diferentes momentos do dia, gerando sensações e possibilitando observações distintas, com e sem luz, e encontrar diferentes espécies, incluindo pássaros, insetos e aracnídeos", detalha. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse a página do Facebook (www.facebook.com/TrilhaDaNaturezaUfscar).

Leia Também

Últimas Notícias