Menu
sexta, 25 de setembro de 2020
Primeiro episódio

Programa Rotas e Cumes apresenta iniciativas de extensão da UFSCar voltadas à natureza

11 Dez 2018 - 07h12Por Redação
Programa Rotas e Cumes apresenta iniciativas de extensão da UFSCar voltadas à natureza - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Na última sexta-feira, 7, foi lançado o primeiro episódio do Rotas & Cumes, um canal de divulgação audiovisual do programa de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) "Gestão e Promoção de Atividades na Natureza e Áreas Protegidas". O conteúdo está disponível no Facebook (www.facebook.com/rotasecumes), com acesso público.

O episódio de estreia faz parte da primeira temporada, que já foi finalizada e conta com quatro programas. As filmagens foram feitas entre 2017 e 2018, em ações desenvolvidas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), no Estado de São Paulo, e na Volta Grande do Xingu, na Terra Indígena Paquiçamba, localizada no Pará. Dois programas tratam sobre o Curso de Formação de Monitores Ambientais no Petar e os outros dois sobre a Canoada do Xingu, que aconteceu em setembro de 2017. O Rotas & Cumes também será retransmitido por canais de TVs educativas de São Carlos e pela TV UFSCar.

"A plataforma será alimentada não somente com os episódios do programa mas também com dicas e informações relevantes para a execução de atividades ao ar livre sob a ética do mínimo impacto e seguindo padrões técnicos idôneos", explica o professor do Departamento de Física (DF) da UFSCar Victor Lopez-Richard, que coordena o programa de extensão.

O canal quer também chamar a atenção do público para as potencialidades de atividades ao ar livre para desenvolvimento econômico e social, promovendo o turismo sustentável e permitindo, ao mesmo tempo, a proteção de ecossistemas e da vida selvagem; o reconhecimento do valor de comunidades e tradições nos entornos de áreas naturais protegidas; a promoção da cultura e de produtos regionais; e o crescimento econômico sustentável. "Iremos priorizar a informação e a conscientização, visando ao interesse de um público atraído por atividades outdoor, seja para lazer, exploração, desenvolvimento pessoal ou estudo", completa o docente.

O Rotas & Cumes acompanha a vivência de membros e parceiros do programa de extensão da UFSCar, que atuam em frentes de desenvolvimento de atividades externas em parceria com diversas instituições sociais e públicas. "Buscamos intensificar o contato da Universidade com a sociedade e exibir as singularidades e complexidades de diversas atividades que são praticadas em ambientes naturais, além de mostrar a visão das pessoas que as realizam e contar um pouco da história dos locais onde acontecem", destaca Lopez-Richard.

TRABALHO EM EQUIPE

Atualmente, participam do programa de extensão "Gestão e Promoção de Atividades na Natureza e Áreas protegidas" os departamentos de Física (DF), Ciências Ambientais (DCAm), Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), do Campus São Carlos, e o Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba.

O professor Lopez-Richard reforça que o Rotas & Cumes  é resultado do trabalho de uma equipe de entusiastas e envolve entidades parceiras como o Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (Cume), Associação Yudjá Mïratu Xingu (Aymïx), Instituto Socioambiental (ISA), os Parques da Fundação Florestal, Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e Associações de Monitores Ambientais.

Do ponto de vista técnico, o Rotas & Cumes é realizado pela Trippingfilms, que idealizou e produziu o programa, com apoio da TV UFSCar e Rádio UFSCar. Fazem parte da equipe Beatriz Abrucez, Janaina Pertile e Erick Rad (edição); Cleber Harrison (narração); Luiz Anelli (captação de imagens e drone); Lu Zanollo (drone); Paulo Pratta (captação de áudio); Bruno Alberto Severian (apresentação); Mey van Munster (apresentação); Kelly Godoy (orientação técnica e metodológica); e Murillo Guedes Manalischi (direção, roteirização, edição e locução).

O Rotas & Cumes pode ser acessado em www.facebook.com/rotasecumes.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias