quinta, 18 de abril de 2024
Próxima Viagem

Fazenda Palmares: O grande atrativo de Santa Cruz das Palmeiras

28 Jul 2018 - 05h10Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Fazenda Palmares: O grande atrativo de Santa Cruz das Palmeiras - Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha

Um município localizado entre a região norte e central do Estado de São Paulo, com um pouco mais de 30.000 habitantes, Santa Cruz das Palmeiras começa a resgatar, por meio de sua história, o interesse pelo turismo. Localizada na Região Turística Histórias e Vales, o município está em um sólido processo de regionalização e criando bases para o seu desenvolvimento turístico. O município, abriga a sede da Fazenda Palmares, uma bela Fazenda do século XIX e que está inovando a forma de se pensar o turismo.

Por duas ocasiões estive visitando a Fazenda Palmares, uma propriedade histórica, que pertence à família Álvares Penteado há mais de um século. Estive conversando com o proprietário Silvio Alvares Penteado Neto, que tem uma grande visão empresarial e socioambiental e que está transformando a propriedade em um grande produto turístico.

A Fazenda desenvolve o conceito de Agrofloresta, que são formas de uso e manejo da terra que combinam espécies de árvores frutíferas e madeireiras com cultivos agrícolas ou criação animal, concomitante ou sequencialmente, trazendo inúmeros benefícios econômicos e ecológicos.

Outro conceito implantado na Fazenda Palmares é o Bushcraft, ou artes de viver no mato, junto a natureza, utilizando ferramentas e recursos da floresta, incluindo habilidades de fazer fogo, caça, pesca. Trata-se de um treinamento corporativo para grupos que aprendem a viver em situações adversas ao conceito de urbanismo. Assistam ao vídeo da atividade de Bushcraft na Fazenda Palmares no link abaixo: https://vimeo.com/255753254

A fazenda está se preparando para receber grupos corporativos, entretanto somente por agendamento. Mais informações acessem: http://fazendapalmares.com.br/

OUTROS ATRATIVOS DE SANTA CRUZ DAS PALMEIRAS

O município possui ainda outros atrativos, porém em desenvolvimento e em processo de revitalização, como o Teatro de Tábuas e a Estação Ferroviária, ambas localizadas no Centro de Lazer Prefeito Luiz Piccolo, sendo esta última inaugurada em 1892. A Estação precisa de revitalização, mas a fachada exterior demonstra sua riqueza histórica. No local acontece também a maioria dos eventos do município. Na praça central, o destaque é a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus de 1909 e uma feira de artesanato que acontece aos sábados.

Assim como vários municípios paulista, um grande atrativo é capaz de atrair os visitantes para conhecer a cidade. Assim é a Fazenda Palmares. A visão empresarial do proprietário tende a transformar Santa Cruz das Palmeiras em um potencial para o turismo. Claro, que tudo isso dependerá das decisões políticas de investimento ao turismo. Só o futuro dirá o que vai acontecer!

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 42 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias