sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

E-sports abrem a 40ª edição da Tusca e já têm campeões em quatro categorias

13 Nov 2019 - 06h54Por Da Assessoria de Imprensa
Com competidores de alto nível, é a primeira vez que a Tusca realiza a modalidade de jogos eletrônicos, conhecida como E-Sports - Crédito: OLHARRCom competidores de alto nível, é a primeira vez que a Tusca realiza a modalidade de jogos eletrônicos, conhecida como E-Sports - Crédito: OLHARR

Pela primeira vez em 40 anos, a Taça Universitária de São Carlos (Tusca) traz como modalidade os jogos eletrônicos, conhecidos como E-sports. Nesta edição, seis equipes disputaram as categorias de Fifa, League of Legends (LOL), Counter Strike (CS:GO) e Hearthstone, em mais de 20 horas de competição. O torneio foi realizado no Portal da Informática, em Araraquara (SP).

E-sports é a abreviação para Eletronic Sports ou esportes eletrônicos que, na prática, são competições profissionais de jogos de computadores ou videogames. Em janeiro deste ano, a agência global de marketing especializada na modalidade, Newzoo, publicou que o mercado cresceria 15%, com a probabilidade de alcançar mais de 450 milhões de pessoas.  
O Brasil é, hoje, o terceiro país com mais números de jogadores no mundo. Estima-se em 66 milhões de pessoas. Os jogos eletrônicos são promovidos há 47 anos. A primeira competição registrada aconteceu nos Estados Unidos, na Universidade de Stanford.

Participaram da Tusca as equipes Caaso Hogs, da Associação Atlética Acadêmica do Campos de São Carlos (Caaso); UFSCar Fire, da Associação Atlética Acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Falkol Storm, da Associação Atlética Acadêmica XI de Setembro (UFABC); SiDi Unicamp Tritons, da Liga das Engenharias da Universidade de Campinas (LEU); FGV Alligators, da Associação Atlética Acadêmica Getúlio Vargas (FGV); e Poli Plague, da Associação Atlética Acadêmica Politécnica (Poli-USP).

No fim de semana, foram realizadas as finais. Na categoria LOL, em primeiro lugar ficou a  UFSCar Fire, em segundo o SiDi Unicamp Tritons e em terceiro a FGV Alligators. A equipe Caaso Hogs ficou em quarto e a Poli Plague se classificou em quinto.  

Na categoria Fifa, a primeira, segunda e quarta colocações foram conquistadas pela UFSCar Fire. Já a SiDi Unicamp Tritons foi classificada em terceiro e sexto lugares e a Caaso Hogs em quinto.  
A UFSCar Fire foi a primeira colocada na categoria CS: GO. Em segundo, ficou a SiDi Unicamp Tritons, seguida da Poli Plague. A equipe da Caaso Hogs garantiu o quarto lugar e a Falkol Storm o quinto.

Em Hearthstone, o primeiro foi conquistado pelo Falkol Storm. O segundo e o quarto ficaram com Caaso Hogs. A equipe Poli Plague foi classificada em terceiro e quinto lugares. O time SiDi Unicamp Tritons ficou em sexto lugar.

 "Acreditamos sempre na inclusão de novos esportes para que a Tusca possua, não apenas o melhor nível esportivo, mas abrangência para todos os atletas possíveis. Os e-games têm conquistado cada vez mais espaço no mundo dos esportes, com competições de alta infraestrutura e prêmios de valor significativo para os vencedores", enfatiza a presidente da Atlética Caaso, Maria Clara de Paula Souza.      

Jogos.  A Tusca começa oficialmente no feriado de 14 a 17 de novembro (quinta-feira a domingo). A realização é da Associação Atlética Acadêmica do Centro Acadêmico Armando Sales de Oliveira (Caaso) e da Associação Atlética Acadêmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Serão realizados mais de 118 jogos em 41 modalidades, além de comemorações à tarde e à noite, na Arena Tusca.

Leia Também

Últimas Notícias