sexta, 01 de julho de 2022
Lançamento

“Chorinho dos Chorões” leva conteúdo musical de qualidade para crianças

Coleção, que também oferece audiolivro, tem apoio do Projeto Contribuinte da Cultura e apresenta a história de vários chorinhos e seus autores

15 Jun 2022 - 09h42Por Redação
Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos apoia o lançamento da coleção “Chorinho dos Chorões”, da professora e instrumentista Mabel Zattera - Crédito: DivulgaçãoProjeto Contribuinte da Cultura de São Carlos apoia o lançamento da coleção “Chorinho dos Chorões”, da professora e instrumentista Mabel Zattera - Crédito: Divulgação

O Projeto Contribuinte da Cultura e o Instituto Mário de Andrade (IMA) apoiam o lançamento da coleção “Chorinho dos Chorões”, da professora e instrumentista Mabel Zattera, com pesquisa histórica de Rafael Felipe de Oliveira Meira. A coleção reúne livros físicos, com QR Code que dá acesso ao audiolivro, e traz a história de vários chorinhos e seus respectivos autores. A primeira publicação já está disponível e conta como nasceu a composição "Brasileirinho" de Waldir Azevedo.

Ao todo a coleção será composta por 10 livros, apresentando a história de composições de Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Esmeraldino Salles, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth entre outros.

Mabel Zattera explica que a coleção “Chorinho dos Chorões” tem como objetivo oferecer às crianças brasileiras um conteúdo musical de qualidade. “A repercussão da primeira edição tem sido muito positiva. Fizemos uma tiragem limitada que tem tido muita procura, inclusive já temos reservas para os outros nove livros que seguem na coleção”.

Segundo a autora, o que se espera no desenvolvimento pleno do projeto é conseguir apoiadores para que o livro chegue, por meio de doações, também até crianças da rede pública. “Para aqueles que acreditam na capacidade transformadora desse material, nossa sugestão é que adotem uma biblioteca ou uma sala de aula e façam a doação de alguns exemplares para esses espaços. A partir de 10 exemplares comprados para doação fazemos, como contrapartida, um evento de contação de história e música presencial, na biblioteca ou na escola pública contemplada”.  Para adquirir o livro "Brasileirinho" basta enviar um e-mail para chorosealegria@gmail.com solicitando os exemplares.

Para Fátima Camargo, presidente do IMA e do Projeto Contribuinte da Cultura, essa iniciativa é de grande importância por várias razões. “Falar do Choro para crianças, falar sobre nossa música essencialmente instrumental, por si só, já valeria muito a pena. Além disso, Chorinho dos Chorões tem como autora a flautista Mabel Zattera, excelente instrumentista e educadora que se dedica a difundir o Choro e a música brasileira, tanto em nosso país quanto em outros países onde já se apresentou. É um orgulho para nossa cidade ter pessoas como Mabel e projetos como o dela”.

A autora

Mabel Zattera é formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e participou de projeto de extensão com contação de histórias da mitologia greco latina em escolas públicas, o que a inspirou a trabalhar com o público infantil. Também foi a primeira aluna a se formar em flauta Choro com o professor Benedito de Paula.

Com ambas as formações, Mabel se engajou em projetos para levar o gênero Choro para as escolas. Um desses projetos foi o "Chorando de repente", uma iniciativa que partiu do Festival ChorandoSemParar do Projeto Contribuinte da Cultura, no qual os músicos entravam em sala de aula das escolas públicas tocando Choro e fazendo uma surpresa para os alunos.

Além das inúmeras apresentações no Brasil, Mabel já se apresentou no teatro Room City em Toulon - França, como flautista do Trio du Brèsil e com o duo Bem-Casado tocou no Festival Magnificat e no Festival "Art et Foi", em La Casttile. Em 2019, tocou na inauguração do café St-Cyprien em Toulon e em evento da vinícola Domaine de la Soufraine em Cadière, França.

Interpretou a flauta do arranjo de música brasileira, escrito por Rafael Meira, na Comunidade Católica Recado para crianças francesas. A faixa intitulada "Dieu m' aime comment je suis" tem mais de 165 mil acessos no canal Communauté Recado do Youtube, fazendo a difusão da cultura brasileira na França.

Leia Também

Últimas Notícias