terça, 16 de abril de 2024
Empregos

Prefeitura e Senac abrem 30 vagas para o curso gratuito de camareira

16 Ago 2018 - 19h28Por Da Assessoria de imprensa
Prefeitura e Senac abrem 30 vagas para o curso gratuito de camareira - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o SENAC São Carlos, vai oferecer a partir do mês de setembro, 30 vagas para capacitação como camareira/camareiro em meios de hospedagem.

Os interessados podem fazer a inscrição na Casa do Trabalhador, na avenida São Carlos, n.º 1.800, nos dias 20 e 21 de agosto das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Para participar do curso é necessário ter idade mínima de 18 anos e o ensino médio completo.

Com carga horária de 160 horas o curso é destinado para pessoas interessadas em atuar como camareira (o) em meios de hospedagem ou que já atuam nessa função e necessitam de capacitação específica.

O curso será realizado de 4 de setembro a 5 de novembro de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, no prédio do Banco do Povo, na rua José Bonifácio, nº 889, no Centro.

A capacitação tem como objetivo formar profissionais com competência para atuar e intervir em seu campo de trabalho no desenvolvimento de competências necessárias para realizar a arrumação, limpeza e vistoria de apartamentos e áreas comuns dos meios de hospedagem.

O curso é dinâmico e estimula o participante a ter uma visão global do processo, indicando oportunidades para colher informações por meio de solicitações e conhecer melhor seu hóspede, favorecendo a prestação de um serviço personalizado.

O conteúdo programático do curso de camareira (o) em meios de hospedagem vai trabalhar orientações como os fundamentos do Turismo e hospitalidade, conceitos, abrangência de hospitalidade, diversidade cultural, relações com o outro e o bem receberem, meios de hospedagem, tipologia de empreendimentos hoteleiros, tipos e categorias de unidades habitacionais (UHs) e organograma, setor da governança (atribuições), supervisora de andar, apresentação pessoa e postura profissional, vocabulário técnico (termos técnicos do Turismo e Hotelaria), planejamento de carreira, equipamentos, utensílios, produtos de limpeza, carrinho de serviço, riscos relacionados às atividades de camareira/camareiro, segurança no trabalho, normas equipamentos de proteção individual, noções básicas de matemática, meios de comunicação em hotelaria (sistemas operacionais, radiotransmissor e telefone), ponto de apoio, entre outros conteúdos.

Para a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Rita Camargo, “o setor de hospedagem, em hotelaria, está em fase de crescimento em São Carlos e para acompanhar esse processo vamos oferecer em parceria com o SENAC o curso de camareira em meios de hospedagem, com a proposta de capacitar profissionais para atender demandas dos hotéis em nossa cidade”, ressaltou.

Leia Também

Últimas Notícias