Menu
segunda, 20 de setembro de 2021
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Americana, a princesa tecelã

28 Out 2017 - 03h18Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

Americana está a 129 km de São Paulo, próximo a Campinas, é referência para o turismo regional, especialmente pela vocação comercial, a festa do peão, festas religiosas e visitas a atrativos ecológicos. Localizada na região metropolitana de Campinas, a cidade está inserida na região turística do "Bem Viver" do estado de São Paulo. Americana se destacou no cenário nacional como produtora de tecido, sendo reconhecida como o maior polo têxtil da América Latina e município de maior progresso na década de 50.

Historicamente, conhecida como Princesa Tecelã, por abrigar diversas tecelagens, Americana recebe inúmeros visitantes diariamente em busca de roupas e tecidos. (Fonte: Plano Diretor de Turismo - Americana/SP)

FÁBRICAS DE CARIOBA

A Fábrica de Tecidos Carioba foi uma das primeiras tecelagens paulistas, fundada em 1875 pelo engenheiro William Pultney Ralston, associado aos irmãos fazendeiros Antônio e Augusto de Souza Queiroz. Em 1884, a tecelagem é adquirida pelos irmãos ingleses Clement e George Willmot, que a ampliaram, fazendo algumas melhorias, e iniciaram a construção da Vila Operária. Também foram eles que em 1889 a batizaram como Fábrica de Tecidos Carioba, palavra que em tupi significa "pano branco".

Um acordo com a Prefeitura de Americana permitiu conservar o patrimônio arquitetônico da fábrica, que foi dividida em 30 galpões, dos quais, atualmente, quase todos são usados como locação de pequenas tecelagens. (Fonte: Plano Diretor de Turismo de Americana)

CASA DE CULTURA HERMANN MULLER

A casa sede da Fazenda Salto Grande foi transformada no Museu Histórico e Pedagógico "Dr. João da Silva Carrão". O Casarão Muller abriga atualmente a Casa de Cultura "Hermann Müller", ", local destinado às manifestações artísticas da cidade, entre elas exposições, palestras, shows musicais, pesquisas históricas, etc.

CENTRO DE COMPRAS

O município de Americana possui dois grandes centros de compras (atacado e varejo) de roupas. Trata-se do Via Direta com mais de 80 lojas com um mix de produtos e tendências: moda feminina, masculina, tamanhos especiais, infantil, lingerie, moda praia, fitness, jeanswear, bolsas, calçados e acessórios e do Americana Center com mais de 50 lojas com foco no atendimento exclusivo para atacado e revendedores de moda. Atua com moda feminina, masculina, infantil, social, evangélica, plus size, jeans e acessórios e brevemente atuará com varejo de calçados.

ROTEIRO PRINCESA TECELÃ

O município de Americana está estudando a implantação de um roteiro com o objetivo de apresentar a história da industrialização do setor têxtil da cidade de Americana aos visitantes e proporcionar oportunidade de negócios, fomentando a economia e cultura.

Na proposta, o roteiro começa com os visitantes que chegam para compras no Shopping Via Direta ou Americana Center, dois centros de compra destinados ao comércio atacadista e varejista de moda masculina, feminina, calçados e acessórios. Partindo desses locais, oferece-se um serviço para levá-los a conhecer a história da industrialização têxtil na Casa de Cultura Hermann Müller, um local destinado às manifestações artísticas da cidade, e as Fábricas de Carioba, proporcionando a vivência do conjunto de fábricas onde se iniciou a industrialização têxtil no município.

Obs.: Esse roteiro está em processo de articulação pela Prefeitura Municipal e o Conselho de Turismo.

A vocação têxtil de Americana, aliado à retomada do crescimento econômico do país, pode levar o município a um novo status dentro do Turismo de Negócios e Eventos. Agora é o momento de planejamento e articulações para no futuro próximo colher os resultados.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no canal youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.  

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado com Aline Finardi Luz, pai de uma menina de 17 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador de redes sociais e agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias