quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Vice-prefeito indígena, de São Gabriel da Cachoeira, visita São Carlos

01 Jul 2010 - 08h36Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba recebeu André Baniwa, vice-prefeito de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, na manhã de quarta-feira (30). Baniwa mantém contato com São Carlos devido aos cursos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) que oferecem vagas para estudantes indígenas.

“Fiz questão de cumprimentá-lo prefeito”, disse Baniwa, que é índio, ao prefeito Barba, responsável pela implantação das ações afirmativas na UFSCar e pelo oferecimento de uma vaga, em cada curso, para estudantes indígenas quando era reitor da universidade.

“Há o encontro de duas realidades diferentes”, disse o vice-prefeito ao analisar a importância das vagas na universidade para os estudantes. Para o prefeito Oswaldo Barba, essa situação é importante para os estudantes e para a universidade. “Essa interação enriquece a convivência de todos”, comentou.

História – São Gabriel da Cachoeira é um município situado no extremo noroeste do Estado do Amazonas, distante 852 quilômetros da capital, Manaus. Situa-se na bacia do Alto Rio Negro.

Foi o primeiro município brasileiro a escolher prefeito e vice-prefeito indígenas, já que em outubro de 2008, foram eleitos Pedro Garcia, da etnia tariana, para prefeito; e André Baniwa, da etnia Baniwa, para vice-prefeito. No município, nove de cada dez habitantes são comprovadamente indígenas. É o município com maior número de indígenas no país.

Leia Também

Últimas Notícias