quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

UFSCar está entre as nove melhores universidades brasileiras

Ministério da Educação divulgou hoje resultados do Índice Geral de Cursos das instituições de Ensino Superior do País

13 Jan 2011 - 17h30

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está entre as nove melhores universidades brasileiras, segundo o Índice Geral de Cursos das instituições de Ensino Superior do País (IGC), divulgado hoje (13/1) pelo Ministério da Educação. O IGC – indicador de qualidade criado em 2007 – é composto por resultados de avaliações dos cursos de graduação e de pós-graduação das instituições. Os resultados divulgados nesta quinta-feira referem-se ao IGC 2009.

O resultado do IGC é divulgado em valores contínuos – que vão de 0 a 500 – e por faixas, com conceitos de 1 a 5. A UFSCar está incluída entre as nove universidades brasileiras que receberam conceito 5, o que representa 5% de todas as universidades avaliadas. No Estado de São Paulo, apenas a Unifesp também foi contemplada com a nota máxima. USP e Unicamp não participam da avaliação do Ministério. Em relação à avaliação em valores contínuos, a UFSCar recebeu 406 pontos.
Quando consideradas todas as instituições de Ensino Superior brasileiras – o que inclui, além das universidades, centros universitários e faculdades isoladas –, 25 instituições receberam conceito 5, representando 1,2% do total de instituições avaliadas. Para o cálculo do IGC, são computados os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos últimos três anos (no caso do IGC 2009, foram considerados os cursos avaliados pelo Enade em 2009, 2008 e 2007); a avaliação do corpo docente, infraestrura e projetos pedagógicos; e os conceitos atribuídos aos cursos de pós-graduação pela Capes (Coordenação de Pessoal de Nível Superior).

Segundo o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a nota máxima do IGC comprova a excelência dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar. "Estar entre as 9 melhores universidades do país é reflexo do esforço de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, que tem colocado a UFSCar permanentemente em destaque em relação a diferentes indicadores de qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no País."

A Pró-Reitora de Graduação da UFSCar, Emília Freitas de Lima, ao manifestar sua satisfação com o resultado obtido no IGC 2009, relacionou o alto índice aos esforços constantes empreendidos em busca da qualidade do ensino na Universidade. Segundo a professora, para isso foram decisivos, dentre outros fatores, a excelência do quadro docente, a interação entre ensino, pesquisa e extensão, e a existência de condições favoráveis de trabalho pedagógico na UFSCar.
Informações detalhadas sobre o IGC 2009 podem ser conferidas em www.inep.gov.br/areaigc

Leia Também

Últimas Notícias