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Telefonia liderou reclamações do consumidor em 2017

28 Dez 2017 - 21h42
Telefonia liderou reclamações do consumidor em 2017 -

Duas das principais empresas de telefonia móvel e uma fixa lideraram o ranking das empresas mais reclamadas pelo consumidor junto ao Procon de São Carlos em 2017.

O Órgão, vinculado a Secretaria Municipal de Governo, registrou neste ano 4.116 atendimentos diretos ao consumidor, entre eles registro das Cartas de Informações Preliminares (CIPS), recebimento e registros de denúncias, orientações presenciais sobre direitos dos consumidores, vistas de processos, respostas de dúvidas de fornecedores através do e-mail, fiscalizações, audiência de conciliação.

O balanço foi apresentado por Juliana Cortes, diretora do Procon São Carlos. "Foi um ano produtivo onde o trabalho do principal órgão de defesa do consumidor atingiu uma significativa resolutividade das reclamações. Isso aumenta a credibilidade da instituição porque os consumidores ampliam também a grau de confiança no órgão", afirmou ela.

Hoje, a resolutividade das reclamações via Procon é superior a 90%, nos casos das CIP's é de 80% e chega a 55% o índice de solução das reclamações. "Nós conseguimos resolver seja na CIP ou após abertura de reclamação, com audiência conciliatória. Isso é muito satisfatório porque se evita a judicialização desses processos, beneficiando o consumidor que resolve seu problema de maneira ágil via Procon", disse Cortes.

No balanço de atendimentos do Procon em 2017, também aparecem outros segmentos entre os mais reclamados: serviços essenciais (27,34%), produtos (23,29%), assuntos financeiros (22,71%), serviços privados (21,88%), entre outros. O Procon também fez 64 autuações durante as fiscalizações, com multas para as empresas que feriram a legislação. As irregularidades mais encontradas são Código de Defesa do Consumidor ausente ou em local de difícil acesso, falta de preço, precificação inadequada, validade vencida, elevação de preço sem justa causa, informação inadequada entre outras. "Realizamos operações de volta às aulas, em agropecuárias, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, operação especial no reajuste dos combustíveis, com a constatação de elevação de preço sem justa causa, com autuação de diversos postos. Também fizemos operações para orientar os estabelecimentos com o objetivo de evitar as multas", contou.

O relatório completo sobre as autuações, operações, empresas reclamadas e outras informações está no site da prefeitura: www.saocarlos.sp.gov.br, no link cidadão, - você cidadão/consumidor, procon - relatório anual Procon de São Carlos - 2017. "Ficamos muito contentes com os objetivos alcançados, mas o mais importante é fazer valer os direitos do consumidor. Todos ganham", finalizou Juliana Cortes.

 

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