sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Técnicos do Balde Cheio participam de atualização em São Carlos

14 Abr 2016 - 18h35
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Nesta quinta-feira, 14, 50 profissionais do Programa Balde Cheio, desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste, participaram de uma reunião técnica na cidade de São Carlos, no Lanapre.

Segundo o coordenador, o pesquisador Artur Chinelato, o objetivo foi oferecer atualização aos técnicos do estado de São Paulo que participam do Balde Cheio.

Foram abordadas estratégias para o desenvolvimento do programa no Estado, além de temas práticos e de interesse para o dia a dia do técnico, como manejo ambiental da propriedade rural, uso correto de cercas eletrificadas e índice de atualização tecnológica.

O chefe de Transferência de Tecnologia, André Novo, da Embrapa Pecuária Sudeste, ministrou uma palestra sobre mitos e verdades sobre o Balde Cheio. Ele destacou os principais fatores que afetam a um sistema de produção de leite - qualidade dos animais, manejo, instalações, mercado, clima, área - e como influenciam na produtividade, rentabilidade e sustentabilidade da fazenda.

Para a técnica Jussara Mega, de Barretos (SP), esses encontros permitem ao profissional se reciclar. Além das novidades relacionadas à área, é um momento importante de integração com outros participantes do programa para saber como lidam com os problemas e desafios do dia a dia nas fazendas.

BALDE CHEIO

O programa, iniciado há 16 anos, capacita profissionais de extensão rural em produção intensiva de leite, promove a troca de informações sobre aplicação de tecnologias e monitora os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas pela Embrapa.

A tecnificação e o bom gerenciamento possibilitam aos produtores o aumento da renda com a produção de leite.

Hoje, o programa está presente em mais de 2 mil propriedades, em 410 municípios de 9 estados brasileiros.

Para participar do Balde Cheio, produtores e técnicos devem entrar em contato com o coordenador ou instituição responsável pelo programa em sua região. Outras informações podem ser encontradas no endereço www.embrapa.br/pecuaria-sudeste ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão sac@embrapa.br

Leia Também

Últimas Notícias